Trairi pleiteia parque estadual para proteção do bioma dunas

Escrito por Redação ,
Legenda: O parque funcionaria na área formada por paleodunas, registradas somente na costa do Ceará, evitando assim a devastação do bioma
Foto: FOTO: ANTÕNIO CARLOS ALVES

Parque Estadual deve impulsionar e movimentar o ecoturismo na praia do litoral Oeste

Trairi. Esta cidade está trabalhando com o Conselho Estadual de Política Ambienta (Conpam) para a criação do Parque Estadual de Dunas que vai assegurar a preservação do ecossistema. Para a consecução do projeto , já estão sendo desenvolvidos estudos de georeferenciamento pelo Estado e município.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Trairi, Marcelo Barbosa, o parque deve ter em torno de 400 hectares e se estenderá da foz do rio Trairi (extremando com o vizinho município de Paraipaba) até a foz do rio Mundaú, no limite de Itapipoca.

A previsão do titular da pasta é de que até início de abril, os técnicos do Conpam tenham concluído o levantamento, o que possibilitará a demarcação das coordenadas do Parque Estadual de Dunas de Trairi.

Proteção

"Além de proteger o meio ambiente, o Parque deverá alavancar o turismo principalmente das comunidades praianas, que têm o segmento como principal atividade econômica hoje".

A Secretaria de Turismo e Meio Ambiente e o Conpam, entidade vinculada À Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) estão realizando o georeferenciamento para definição da área a ser composta a unidade de conservação. Marcelo explica que o parque está tendo sua área marcada levando em consideração as principais trilhas e roteiros feitos pelos bugueiros da região.

O parque será aberto sem taxa de visitação, havendo apenas diretrizes a exemplo do que ocorre com o Parque Nacional de Jericoacoara. "Teremos um controle de investimentos dentro da área do parque, diretrizes de utilização e credenciamento. Nosso desafio está na comunicação, algo como sinal de internet ainda é precário no nosso litoral. Perdemos a oportunidade de sediar uma das etapas do mundial de Kite Surfe por não ter conexão banda larga".

O plano do parque nasceu a partir da vontade dos moradores de ter uma região protegida da instalação de aerogeradores. "Quando foi apontada a possibilidade de instalação de eólicas na região, a primeira atitude dos trairienses foi protestar para proteção das dunas, e foi a partir dessas protestos que a ideia do parque nasceu", conta o secretário. A área é formada por paleodunas, que são pré-históricas e registradas somente na costa do Ceará. Segundo Marcelo Barbosa, a unidade de conservação evitará a devastação completa do bioma que, segundo ele, é importante para o município tanto do ponto de vista ambiental quanto de contemplação paisagística.

Turismo

"Trata-se de espaços naturais para preservação de água e manutenção da dinâmica de espaços de praia nas comunidades do litoral", observa o secretário de Turismo e Meio Ambiente de Trairi. Barbosa reforça que além da preservação desse ecossistema, a criação da unidade de conservação vai favorecer o turismo ecológico.

Marcelo explica ainda que a cidade não é contra a implantação de energia limpa, apenas deseja que ela seja instalada em um local mais adequado. "Existem diversas outras empresas que ainda estão em licitação, e se todas elas ganhassem, iriam acabar com todas as dunas do Trairi. As paleodunas já são totalmente preservadas e sua área será ampliada para dunas moveis para ganhos turísticos e ambientais. Muitas das lagoas só existem por causa das dunas, e se elas forem prejudicadas, vamos perder parte do nosso potencial turístico", disse. No Trairi, existem mais de 1500 leitos divididos entre pousadas e hotéis, atendendo públicos distintos.

Jéssyca Rodrigues
Colaboradora

Mais informações:

Prefeitura Municipal
Rua Dr. José da Silveira,154
Centro
Telefone: (85)3351-1350
www.visitetrairi.com.br