Sobral concentra topics de toda a Zona Norte

Escrito por Redação ,
Legenda: Sobral recebe topics procedentes de toda a Zona Norte do Ceará. São cerca de 300 veículos
Foto: F. Edilson Silva
Sobral (Sucursal) — A cidade de Sobral recebe diariamente cerca de 300 veículos, principalmente topics, que fazem transporte alternativo, procedentes de toda a Zona Norte do Ceará. É grande a movimentação nos pontos de parada como praça do Fórum, Praça da Sé, Santa Casa e mercado público. João Bosco Ribeiro de Farias, de Croatá dos Martins, Varjota, explica que é cobrado o mesmo preço dos ônibus, com a vantagem de que a topic pega em casa e deixa em qualquer lugar, para satisfazer o passageiro. Comenta, ainda, que “o pessoal tem experiência na estrada, não tendo ocorrência de acidentes”. Também proprietário de topic, Everaldo Jorge de Souza destaca que em São Benedito a categoria está organizada em uma associação. Em Tianguá, existe uma cooperativa. Importante destacar que todos os sócios possuem carteira D e curso de direção defensiva, que já está sendo exigido pela Policia Rodoviária Federal.

O sistema de transporte alternativo intermunicipal é considerado irregular, uma vez que as linhas existentes pertencem a empresas de ônibus. Mesmo assim, são muitos os veículos que exploram esta atividade. Os agentes de trânsito do Dert estão encarregados da fiscalização nas CEs, com blitze para documentação, lotação e estado de conservação. O que se observa, no entanto, é que o número de fiscais é insuficiente na região de Sobral. As topics procedem de cidades como Mucambo, Frecheirinha, Tianguá, São Benedito, Ipu, Ipueiras, Hidrolândia, Santa Quitéria, Ipapopranga, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Varjorta, Reriutaba e Camocim. Existem também os taxis da cidade de Massapê que fazem linha para Sobral, em grande quantidade, chegando a transportar até dez passageiros, configurando-se uma flagrante falha da fiscalização dos órgãos competentes.

Outra situação das mais graves ocorre com caminhões paus-de-arara e carros D-20 que fazem o percurso Serra da Meruoca-Sobral, sempre com excesso de passageiros, sem segurança; e com a utilização até mesmo da tampa traseira, presa em correntes, para acomodar pessoas e cargas. No que se refere especificamente a Sobral, a Prefeitura fez a regularização através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, com a distribuição de adesivo com o número do carro e da rota. O coordenador de Serviços Públicos, Ricardo Parente, coloca que a autorização é para rodar dentro do Município e com uma linha determinada. Também é feita a fiscalização com a guarda municipal. “No geral, temos 91 carros atuando no transporte alternativo, com um maior número para o distrito de Jordão”.