Retiro Espiritual no Maciço de Baturité

Escrito por Redação ,
Mosteiro dos Jesuítas, em Baturité, volta a ser palco para novo Retiro Espiritual do Instituto Visão Futuro-Ceará

Fortaleza. Em sua segunda edição no ano, acontecerá neste fim de semana, de 21 a 23, no Mosteiro dos Jesuítas, Maciço de Baturité, o Retiro Espiritual promovido pelo Instituto Visão Futuro-Ceará. Segundo explica a coordenadora da ONG no Estado, Neda Mattos, a proposta do evento é levar aos participantes a metodologia da Biopsicologia, uma técnica de auto-conhecimento que possibilita harmonizar corpo, mente e espírito. Tudo isto, em um cenário de natureza exuberante, como é o espaço oferecido pelo Mosteiro dos Jesuítas, no alto da Serra de Baturité.

O Retiro tem como tema central “Ciência da Felicidade -fontes verdadeiras da nossa alegria”. Conforme explica Neda Mattos, a humanidade vive, atualmente, uma crise financeira sem precedentes. “Porém, esta crise se estende também aos valores éticos e morais, básicos dos seres humanos. As pessoas, de fato, não estão se sentindo mais felizes, mesmo com os avanços tecnológicos e de bens de consumo”, diz.

Ela afirma haver uma necessidade pela busca da felicidade verdadeira. “Essa felicidade não está nas coisas externas, mas dentro de cada um de nós. Qualquer um pode acessá-la”.

A programação do Retiro prevê a realização de palestras sobre questões afins à Biopsicologia; alimentação lacto-vegetariana, com cardápio à base de leite, verduras e cereais integrais; trilha ecológica por roteiros cercados de fauna e flora serranas; práticas de ioga, com posturas simples e acessíveis a qualquer praticante; auto-massagem, relaxamento e momentos de meditação.

Mais informações:
Espaço Clara Luz
(85) 3224.9832
Neda Mattos, (85) 9925.9973

Fortaleza. O Retiro Espiritual do Instituto Visão Futuro-Ceará é uma oportunidade para os participantes conhecerem a Biopsicologia, sistematizada pela norte-americana, residente no Brasil, Susan Andrews, mestre em Psicologia e Sociologia pela Universidade de Ateneo (Filipinas) e doutora em Psicologia Transpessoal na Universidade de Greenwich (EUA). Andrews mantém em Porangaba (SP) o Parque Ecológico Visão Futuro, com eventos que servem de base para o que acontecerá no Mosteiro dos Jesuítas.

“Diante da vida estressante que muitos levam no dia-a-dia, é necessário ter momentos para parar e se refazer. Podemos nos energizar pela respiração, a prática da ioga, o relaxamento e a meditação. Está comprovado cientificamente que essas práticas ativam a saúde física, mental e espiritual, inibindo a produção de hormônios que contribuem para o estresse como o cortisol e a adrenalina”, explica Neda Mattos.

Um dos principais momentos oferecidos pelo Retiro é o aprendizado da correta respiração, ou seja, a que é feita pelo diafragma, músculo que fica abaixo dos pulmões. “A respiração é o fio condutor para acalmar a mente. A respiração diafragmática possibilita que o oxigênio entre até o final dos pulmões, retirando as toxinas, ao mesmo tempo em que massageia os órgãos internos”, explica ela. Também vale destacar a prática dos ásanas (posição confortável). Os participantes poderão aprender a coordenar movimentos e respiração, favorecendo o alongamento consciente de partes do corpo que, no dia-a-dia, são esquecidas e podem ficar “enferrujadas”, gerando dores e doenças nos ossos e músculos.

Na primeira edição do evento, realizada em maio passado, participaram 33 pessoas das mais diversas categorias profissionais. Entre eles, foi unâmime a opinião de que o evento possibilitou momentos de auto-transformação, por meio de atividades inovadores frente ao estresse da vida urbana.