Protesto popular marca abertura do aniversário do Crato

Escrito por Redação ,
Legenda:
Foto: Antônio Vicelmo
Crato (Sucursal) — A programação do Dia do Município foi aberta ontem com um protesto popular. Moradores do bairro Batateira interditaram a CE-292, na entrada do Crato, numa manifestação contra os freqüentes acidentes ocorridos na descida da Serra do Araripe. Durante o protesto foi celebrada uma missa, presidida pelo bispo diocesano, dom Fernando Panico, que pediu, como presente para o Crato, no dia em que a cidade comemora 240 anos de fundação, a construção do desvio da rodovia que passa por dentro do bairro. Dom Fernando disse que as autoridades já têm conhecimento do problema, agora é uma questão de decisão política. Ponderou que aquele protesto poderia causar transtornos para alguns, mas era uma forma democrática da população reivindicar os seus direitos.

O bairro Batateiras, segundo dom Fernando, é uma comunidade pobre, marcada pelo sofrimento. Lembrou as enchentes do início do ano que deixaram dezenas de pessoas desabrigadas no bairro. Ele fundamentou o seu sermão na mensagem evangélica do dia, “não julgueis para não seres julgados”, dizendo que naquele momento o pedido do povo estava sendo colocando em julgamento para que os governantes analisassem o que ele chamou de “direito de cidadania do povo que deseja simplesmente a sua inclusão social” e, mais do que isso, o direito a viver em paz, com tranqüilidade, sem os sobressaltos dos freqüentes acidentes que ocorrem naquela rodovia.

O protesto foi iniciado às 7 horas, com a interdição da estrada. Só terminou às 9 horas, depois da missa. Dezenas de carros, procedentes dos estados de Pernambuco, Piauí e das cidades do Cariri Oeste (Nova Olinda, Santana do Cariri, Campos Sales, Assaré, Altaneira, Tarrafas, Potengi e Araripe), formaram uma grande fila, ao longo da descida das Guaribas até a Chapada, numa extensão de mais de 10 quilômetros.

O município do Crato foi instalado no dia 21 de junho de 1764. Os seus 240 anos de sua emancipação política estão sendo marcados por vasta programação, já iniciada desde sábado. O prefeito Walter Peixoto está na coordenação. Na manhã de sábado, aconteceu a 7ª Prova de Pedestrianismo, com entrega de troféus aos campeões, na Praça da Sé. Na noite de ontem, foi encerrado o tradicional Festival de Quadrilhas Juninas, na Quadra Bicentenário, promovido pela Fundação J. de Figueiredo Filho.

Às 5 horas , houve Alvorada Musical e Salva de Tiros, na Praça da Sé. A programação teve também concentração cívico-militar, hasteamento das bandeiras, discurso do prefeito Walter Peixoto. Em seguida realizou-se a prova ciclística 21 de Junho - Troféu Wilson Machado.