Polo industrial é reconhecido nacionalmente

Escrito por Redação ,
Hoje, a cidade ocupa o 3º lugar na classificação dos polos calçadistas mais importantes do Brasil

Juazeiro do Norte Segundo a pesquisa "Espaço Industrial e Reestruturação do Capital: A indústria de calçados na região do Cariri", realizada pelo mestre em geografia Fábio Bezerra, o processo de industrialização em Juazeiro do Norte teve início ainda na década de 60, quando foi implantado o projeto Asimov, responsável pelo desenvolvimento do setor nas regiões com esse potencial.

Instaladas em Juazeiro do Norte, as fábricas de artigos em couro enviam mercadorias para todo o País. Geram emprego e renda para profissionais da região do Cariri FOTO: YAÇANA NEPONUCENA

Até então, Juazeiro era conhecida como um polo de sapateiros. Na época, a região do Cariri era grande produtora de algodão, que veio a tornar-se o item de maior valor comercial. O Asimov auxiliou na identificação do grande potencial do setor algodoeiro e também para a fabricação de telhas e tijolos, cimento, doces, beneficiamento de milho, sapatos e até a montagem de aparelhos de rádio.

No mesmo período, foram instaladas as primeiras fábricas de borracha microporosas, das quais são feitas as sandálias do tipo Havaianas. Entretanto, na cidade, a figura do sapateiro era frequente nas ruas. Já nos anos 80, a tecnologia dos calçados em PVC injetado chegou para ampliar o mix de polo fabril.

Com a migração das grandes empresas calçadistas para o Nordeste, entre elas a Grendene, que instalou-se no Município do Crato, a produção de calçados em Juazeiro sofreu grandes mudanças. A partir da década de 90, os empresários perceberam as necessidades de adquirir mecanismos para fortalecer o setor.

Com isso, as fábricas ganharam reconhecimento nacional, atraíram fornecedores, prestadores de serviços e agentes financeiros que estimularam o aumento da produção local. Toda a história fez com que Juazeiro se tornasse uma referência na produção de calçados. Hoje, a cidade ocupa o 3º lugar na classificação dos polos calçadistas mais importantes do País.

A cadeia produtiva de calçados da cidade do Padre Cícero se apresenta como o setor mais importante da indústria local, gerando milhares de empregos diretos e contribuindo para o crescimento da região FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS

Porém, até atingir o mesmo patamar dos polos da região Sul do Brasil, ainda há um amplo caminho a ser desbravado. Além do calçado, outros seguimentos destacam-se no setor de industrialização. Também é forte a produção de confecções, joias folheadas e a fabricação de utensílios domésticos em alumínio.

Empregos

De acordo com a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho e Emprego, o setor industrial de Juazeiro do Norte emprega 16 mil pessoas na média de 800 indústrias cadastradas. Mas, em períodos de alta produção, esse número pode chegar a 20 mil. Estima-se que a quantidade seja igual na produção informal. Ao todo, 418 unidades produtoras têm mais de cinco funcionários.

Na cidade, existem três grandes indústrias, a Singer, Ap Calçados e Via Beach, todas com mais de 500 colaboradores. Como o perfil de 90% das fábricas é classificado em médias e pequenas, a tecnologia e inovação aplicada na produção dos itens ainda deixa a desejar, mesmo diante dos investimentos.

Segundo os especialistas, os fabricantes necessitam de apoio nas áreas de pesquisa e desenvolvimento. A produção anual de calçados chega a ser de 96 milhões de pares de sapatos. Com o intuito de tornar o trabalho mais competitivo, os fabricantes aplicaram altos valores em recursos financeiros no designer dos produtos e nas tecnologias, por meio da aquisição de equipamentos modernos.

O polo calçadista de Juazeiro gera um volume de negócios de cerca de R$ 800 milhões por ano. Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados e Vestuário de Juazeiro do Norte e Região (Sindindústria), Antônio Barbosa Mendonça, o desafio é fortalecer o setor. "Vamos continuar lutando pela qualificação da mão de obra, para que possamos melhorar a qualidade dos nossos produtos", diz.

Mais informações: Sindindustria - Endereço: Avenida Leão Sampaio- KM 01, Bairro: Triângulo - Juazeiro do Norte - Telefone: (88) 3571.2010

REPÓRTER
YAÇANÃ NEPONUCENA