Museus traduzem história de fé em Juazeiro do Norte

Apesar da importância fundamental, ainda não há um trabalho de preservação constante nesses espaços

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br

Mesmo com uma história de pouco mais de cem anos, Juazeiro do Norte já conta com uma tradição de museus que falam da cidade e se fundem com a trajetória de vida do Padre Cícero. São lugares diferenciados por suas características e modo de ver a história, seja por meio de documentos ou por ideias que estiveram presentes na vida do sacerdote e viraram realidade, mesmo em forma de maquete, como a igreja que seria construída no Horto, um sonho do 'padim' que ainda está por se concretizar.

Outros dos sonhos do sacerdote se encontra no Museu Padre Cícero, um espaço na Rua São José que abriga documentos importantes, alguns deles, há poucos anos revelados pelos salesianos, como é o caso da pequena biblioteca com exemplares de bíblias e livros de Botânica e Biologia, entre outros. Entre os objetos, estão as velhas mesas de madeira da casa do padre ou animais empalhados que lembram do homem afeito às coisas da natureza.

A história de Juazeiro do Norte passa a ser contada esses espaços, nas ruas, em cada ponto estratégico onde a fé do romeiro se encontra. A cidade conta com os museus mais visitados da América Latina. Exemplo disso é o Memorial Padre Cícero, que abriga grande parte do acervo de documentos bibliográficos, jornais e objetos pessoais que pertenceram ao sacerdote.

Há anos vem necessitando de reforma e ficou praticamente sem funcionar por falta de condições, no ano passado. A média de visitantes para o local, em pleno funcionamento, é de mais de 100 mil pessoas por ano.

O espaço, aberto todos os dias, fica em frente à Capela do Socorro, onde estão sepultados os restos mortais do Padre Cícero. A pouco mais de 600 metros dali, pode ser encontrada a casa onde residiu o sacerdote, na Rua São José, no Centro, para muitas pessoas chamado o Museu São José. Lá, pode ser vista uma sala de ex-votos, pequena amostra de uma biblioteca que pertenceu ao padre, além da exposição de uma das suas grandes paixões, os animais.

História

O Museu Vivo Padre Cícero, um dos mais procurados e que fica no espaço do Horto, passou a integrar o casarão de mais de cem anos, onde o Padre Cícero costumava permanecer durante o período de meditação. O local tem imagens em tamanho natural do sacerdote, beatas mais próximas, como Mocinha, Floro Bartolomeu, seu braço direito e amigo; e outros personagens.

Apesar da importância fundamental nesses espaços de salvaguarda da memória da cidade, ainda não há um trabalho de preservação permanente dos locais. Muitos aguardam melhorias até hoje.

Saiba mais

Localização e contato dos principais museus

Fundação Memorial Padre Cícero

Praça do Cinquentenário, S/N
Socorro - Juazeiro do Norte
Telefone: (88) 3521-4487

Museu Vivo

Colina do Horto
Telefone: (88) 3511-6006

Museu São José

Rua São José, 242
Centro - Juazeiro do Norte
Telefone: (88) 3511-2876