Município é um dos que apresentam o maior déficit habitacional do Ceará

Escrito por Redação ,
Legenda:
Foto: Honório Barbosa
Iguatu (Sucursal) – A cidade de Iguatu é uma das que apresentam o maior déficit habitacional do Ceará. A informação foi dada pelo titular da Secretária de Desenvolvimento Local e Regional (SDLR), Alex Araújo, na abertura da 2ª Conferência Municipal das Cidades, realizada no auditório do Serviço Social do Comércio (Sesc) nesta cidade. O encontro teve como tema “Construindo uma política nacional de desenvolvimento urbano” e como lema “Reforma urbana: cidade para todos”. No final do evento, foram eleitos nove delegados que vão participar da Conferência Estadual a ser realizada em Fortaleza.

A conferência teve por objetivo apresentar diretrizes para a política municipal de desenvolvimento urbano, financiamento, controle social e definição de um pacto federativo, além de oferecer subsídios para as conferências estadual e nacional das cidades.

O secretário mostrou a necessidade de implantação de um programa habitacional para as cidades. “Iguatu tem um déficit habitacional em torno de 6%, um dos mais altos do Estado. Isso significa dizer que é preciso construir quase sete mil unidades”, informou. Ele explicou que o governo do Estado tem consciência do problema e que busca caminhos e recursos para implementação de projetos na área.

Durante a sua explanação, o ele mostrou que há recursos no Ministério da Cidade, mas as verbas não são liberadas por causa de cortes no orçamento da União. Alex Araújo disse que em 2004 só foram liberados 15% dos recursos e em 2005, até o mês de maio passado, não houve liberação de nenhuma verba. “O governo do Estado vai aplicar R$ 50 milhões do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) e pretendemos liberar mais igual valor para construção de unidades habitacionais no Ceará”.

Alex Araújo adiantou que para a cidade de Iguatu está prevista a construção de 78 casas para atender às vítimas da enchente ocorrida no início de fevereiro do ano passado e moradores do Jardim Oásis. A prefeitura também solicitou recursos para construção de banheiros no distrito de José de Alencar.

A 2ª Conferência foi aberta pelo prefeito de Iguatu, Agenor Neto, que mostrou a importância da discussão dos temas relacionados com o saneamento, habitação e resíduos sólidos. “Estamos motivados para obter recursos e realizar obras de infra-estrutura, colocando o Município na rota do desenvolvimento”, disse. Após a solenidade de abertura, o gerente geral da agência da Caixa Econômica Federal em Iguatu, Juarez Domingos, falou sobre a obtenção de linhas de crédito e financiamento da casa própria.

Durante o evento, os participantes dividiram-se em grupos para discussão de temas sobre participação e controle social, questão federativa, política urbana regional e metropolitana e financiamento ao desenvolvimento urbano. Houve apresentação dos trabalhos e ampla discussão sobre as temáticas abordadas.