Multas começam a ser aplicadas

Escrito por Redação ,
Legenda:
Foto:
Depois de cinco meses de orientação, os motoristas agora receberam as multas dos fotossensores

Sobral Os motoristas sobralenses e que passam pela cidade têm que redobrar os cuidados no trânsito a partir de hoje. Nesta terça-feira, além de entrar em vigor o aumento de 10% no preço da gasolina e de 2% no litro do diesel, Sobral começa a multar monetariamente por excesso de velocidade (60 quilômetros por horas em três avenidas e 40 quilômetros por hora em uma), avanço de sinal e parada em cima da faixa de pedestre por fotossensores (lombadas eletrônicas).

Funcionando de forma educativa, não punitiva, há cinco meses na cidade, as lombadas eletrônicas registraram, de junho a outubro, mais de cinco mil infrações. Todas elas foram transformadas em notificações de advertências e educativas, mas com o aviso que as multas valerão a partir de hoje. A Coordenadoria do Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de Sobral destaca que esses 150 dias foram para adaptação dos motoristas ao controle de velocidade na zona urbana. Estes cinco meses serviram para a autarquia informar os trechos onde os equipamentos estão instalados.

Dez radares

São nove fotossensores. Sete registram excesso de velocidade e dois o avanço de sinal vermelho e a parada sobre a faixa de pedestres. Há ainda um radar móvel que vai mudar diariamente de local. Todos dez radares instalados desde o começo desde ano foram aferidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) em junho passado. As lombadas eletrônicas estão colocadas em quatro grandes avenidas, que têm intenso fluxo de veículos e índices consideráveis de acidentes anotados pela CTTU. A Avenida Fernandes Távora é que a tem mais fotossensores: três. Com duas lombadas eletrônica cada, estão as avenidas Tabelião Ildefonso Holanda Cavalcante, Doutor Arimatéia Monte Silva a John Sanford.

O radar que fica em frente ao supermercado Lagoa, na Avenida Doutor Arimatéia Monte Silva, no Bairro Junco, foi o campeão de notificações. Ali, a velocidade máxima permita é de 40Km devido ao grande fluxo de pedestres. No local, além do supermercado, tem escolas públicas e particulares, o Parque da Cidade, academias e bufês.

A captação das imagens das infrações servirão de base para aplicação das multas. Uma empresa contratada vai recolher no fim da tarde as imagens. A partir daí repassará a CTTU que tem até 30 dias para expedir a notificação de autuação. Depois, conta mais 45 dias para expedição da penalidade.

O motorista pode recorrer da multa. Basta ir à Junta Administrativa de Recursos de Infração. As multas para quem exceder o limite de 60Km por hora nas avenidas Fernandes Távora, Tabelião Ildefonso Holanda Cavalcante e John Sanford e 40% da Avenida Doutor Arimatéia Monte Silva variam de R$ 85,00 a R$ 573,00 mais suspensão da Carteira de Habilitação (CNH).

MAIS INFORMAÇÕES

Coordenadoria de Trânsito e Transporte Urbano de Sobral
Rua Coronel José Inácio, 820, Centro
Telefone: (88) 3614.8815

Lauriberto Braga
Repórter