Moradores de Tianguá enfrentam falta de água há seis dias

A Cidade polo da Ibiapaba sofre com a irregularidade no abastecimento que é de responsabilidade da Cagece. A população reclama de transtorno diário

Escrito por Honório Barbosa , regiao@svm.com.br

Há seis dias a falta de água na rede de abastecimento da cidade de Tianguá, cidade polo da Serra da Ibiapaba, com população estimada de 76.500 moradores, distante 570 km de Fortaleza, afeta o dia a dia dos moradores. O problema é recorrente, mas agora se arrasta por mais tempo. Crianças, idosos e pessoas enfermas são as mais afetadas pelo problema  na rede de distribuição residencial.

De acordo com os moradores, havia uma expectativa de regularidade no abastecimento no último dia 29, mas o problema persiste. “Desde o dia 26 passado que falta água na maioria dos bairros”, disse a assistente social, Cristiane Aparecida de Luma, que é moradora do bairro Santo Antônio. “Quando chega, não tem força, é por uma hora, e se acaba”.

A empresária Gorete Moreira confirmou a falta de água na cidade. “Essa questão tornou-se um problema sério, vem afetando os moradores, está faltando direto e quando chega nas torneiras não tem pressão para subir para a caixa”, pontuou. “Prometeram de resolver logo, mas até hoje nada foi feito”.

Luís Souza, empresário do ramo de alimentação, diz que precisa de água para manter a atividade funcionando. “Estamos comprando porque água na torneira não chega e quando aparece é muito pouca”.

O radialista Matheus Urias, observou que as reclamações “são inúmeras e diárias e aumentaram desde a semana passada”. O aposentado Manoel Firmino, disse que falta água para banho e limpeza da casa. “É um sofrimento grande e a gente não tem dinheiro para comprar água e ainda pagar a conta da Cagece”.

A dona de casa Márcia Oliveira, moradora do bairro Santo Antônio, disse que a área é uma das mais atingidas com a escassez de água. “Chegou um pouco pela madrugada e pela manhã já não tinha mais”, contou. “Quem não tem caixa, as famílias pobres, sofrem mais”.

Moradores e até crianças quando conseguem água fornecida por alguma pessoa que tem poço fazem o transporte em carro de mão, bicicleta e moto, levando água em baldes e garrafas.  

Esclarecimentos

Por meio de nota, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) informou que “o abastecimento de água no bairro Santo Antônio, em Tianguá, já foi retomado. Como o sistema funciona por pressão, o equilíbrio total deverá ocorrer nas próximas 24h".

A Cagece esclareceu que “as últimas ocorrências foram devido a uma manutenção no sistema que abastece o local e a problemas de indisponibilidade de energia elétrica, solucionados na última semana”.