Livro resgata história da Família Alves de Oliveira

Escrito por Redação ,
Legenda:
Foto: Honório Barbosa
Iguatu (Sucursal) – Será lançado hoje à noite, no auditório do Serviço Social do Comércio (SESC), em Iguatu, o livro “Família Alves de Oliveira – Genealogia e Memórias”, de autoria de José Batista de Oliveira. A obra é um relato de 184 anos de memórias. Apresenta 8.540 descendentes e traz também 24 biografias de membros ilustres do clã Alves de Oliveira.

A obra será apresentada pelo bispo emérito da Diocese de Iguatu, dom José Mauro Ramalho. O autor passou três anos e meio realizando levantamentos em cartórios, secretarias de paróquias, no Arquivo Público e por meio de consultas diretas aos parentes. “A pesquisa abrangeu 22 Estados e seis países”, disse. “No início, imaginava que chegaria a três mil nomes, mas a nossa meta foi superada”.

O ponto de partida para a elaboração do livro foi um levantamento realizado pelo topógrafo Luís Alves Bezerra, na década de 1950. Na época, ele chegou a relacionar quase 500 descendentes a partir do patriarca Pedro Alves de Oliveira. “Foi um trabalho pioneiro e de muita importância”, ressalta Batista de Oliveira. “Fizemos algumas correções e atualizamos a pesquisa”. Por ocasião do lançamento, Luís Bezerra será homenageado.

O livro sobre a genealogia dos Alves de Oliveira vem despertando interesse na comunidade local. É uma das maiores famílias de Iguatu, que teve como berço o Açude Cipó, que hoje pertence ao município de Jucás. A obra apresenta uma história da barragem, construída na época do Império, mostra a presença da família na Guarda Nacional e busca as raízes portuguesas dos Alves de Oliveira.

São uma tendência crescente na literatura, as obras que resgatam a genealogia das famílias. É uma forma de reconstrução da memória local, que tem como um dos atrativos, em muitos casos, o rico acervo fotográfico.