Festival de quadrilhas gera oportunidades em Itatira

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br

Itatira O IX Festival de Quadrilhas Juninas de Itatira - ItaJunino promete gerar renda aos habitantes deste município. O evento, que tem início hoje, antecipou a vinda de turistas, que geralmente vinham apenas para os festejos da padroeira da cidade, no mês de julho. A festa será no distrito de Lagoa do Mato.

Neste ano o evento trará novidades como a cidade cinematográfica, simbolizando um pequeno povoado com casas típicas do interior cearense. O festival também trará postes especiais, balões iluminados e quadrilhas inéditas. Os organizadores trouxeram jurados filiados à União das Quadrilhas Juninas do Ceará, que avaliarão critérios como animação, roupas e coreografias.

O festival, idealizado pelo grupo Juventude Caipira, consegue fortalecer a economia da região e preservar as manifestações artistas do calendário junino. "Nossa pretensão era que o evento fosse um dos maiores festivais do Ceará e conseguimos este objetivo. Com muito esforço conseguimos fazer o festival, que hoje tornou-se um evento tradicional e gera renda aos habitantes do município", explica o coordenador geral Janai Soares.

Entretanto, segundo ele, a principal dificuldade tem sido encontrar quadrilhas, visto que muitas foram extintas.

Embora haja dificuldades em inscrever quadrilhas, os organizadores esperam que mais de 15 grupos de diferentes municípios cearenses participem da competição. A expectativa de público é de 25 mil pessoas nos três dias de apresentações. Comerciantes e vendedores ambulantes preparam-se para receber a multidão e terem o maior lucro em vendas neste ano.

"O ItaJunino é importante porque além do valor cultural e de entretenimento também se torna um poderoso evento de geração de renda para população", diz o prefeito de Itatira, Antonio Almir Bié da Silva. Para incentivar o comércio, a Prefeitura não cobrará taxa de uso do espaço público pelos barraqueiros e vendedores ambulantes.

Extinção

Devido aos custos, muitas quadrilhas perdem o interesse em se deslocar até Itatira para participar do festival junino. Os grupos precisam arcar com transporte, alimentação, figurino e pagamento de músicos. As quadrilhas evitam investir tanto dinheiro sabendo que podem não ganhar o prêmio principal.

Segundo o jovem Alisson Mariano da Silva, criador do grupo "Folia no Sertão", um dos principais motivos para a extinção das quadrilhas no interior cearense tem sido a falta de patrocínio. "O nosso grupo tem custos que somam mais de R$ 20 mil. Todo o dinheiro foi conseguido com ajuda de comércios, de vereadores, da Prefeitura e até fazendo blitze nas ruas, parando carros e pedindo algum trocado", conta Mariano, acrescentando que este será o último evento da "Folia no Sertão", pois a quadrilha será extinta em seguida. O grupo já venceu três competições em municípios do interior do Ceará.

O ItaJunino será realizado na praça matriz do distrito de Lagoa do Mato, iniciando hoje e seguindo até o dia 2 de julho. As apresentações começam às 20h

Dário Gomes
Colaborador