Exposição retrata famílias

Escrito por Redação ,
Legenda:
Foto:
Até do dia 15 de dezembro, o Museu Sacro promove exposição de 75 fotos de famílias de Aquiraz

Fortaleza. Aproximar a comunidade de Aquiraz do Museu Sacro São José de Ribamar. Foi com esta intenção que surgiu a exposição "Retratos de Família do Aquiraz", que fica em cartaz até dezembro. A ideia partiu das reuniões feitas pela Associação de Amigos do Museu desta cidade. De acordo com a organizadora da exposição e coordenadora do Museu, Aline Silva Lima, a mostra foi inspirada no livro "Retratos de Família", da escritora Miriam Moreira Leite.

"Foi uma maneira de agregar a população ao Museu", define Aline. Ela conta que foi pedido aos moradores da cidade fotos antigas e atuais em diversas situações. "Nas escolas, principalmente, tivemos um grande apoio. Os professores pediam aos alunos que trouxessem fotografias de suas famílias".

Técnicas

A exposição foi aberta dia 22 passado e prossegue até 15 de dezembro, no prédio anexo ao Museu Sacro. De acordo com a organizadora, as imagens mostram e revelam diversos momentos das mais diferentes épocas, daquilo que deveria ser legado para familiares da geração futura, modos, usos e costumes. Além disso, a mostra contempla variadas técnicas imagéticas.

"As fotografias declaram lembranças, o dia a dia das famílias. Também procuramos mostrar as várias técnicas. Existem fotos pintadas, feitas em estúdios e até as recentes digitais. Queremos unir o velho e o novo, o antigo e o moderno".

Das 150 fotos reunidas com a ajuda da população, foram selecionadas 75. "Em algumas, foi preciso fazer tratamento de imagem para melhorar a definição. No entanto, tivemos o cuidado de manter as características originais, deixando a marca do tempo", ressalta.

Em média, o tamanho das imagens são 25x35, umas maiores e outras menores. Boa parte das fotos são do início do século XX até a década de 1980. Os retratos selecionados para fazer parte dessa mostra foram escolhidos levando em consideração as mudanças e permanências nos modos e significados de registro da recordação familiar, passando pelos momentos mais solenes até os mais cotidianos.

Monitor

Nas salas, existem monitores que esclarecem e comentam as fotos expostas aos visitantes. "Mas é engraçado porque são os visitantes que acabam conversando. Falam que conhecem as pessoas que estão expostas ou dizem: eu tenho uma dessa em casa", comenta Aline.

Desde o dia da abertura, ela disse que o local tem recebido um bom número de visitantes, inclusive das escolas do Município de Aquiraz.

Os painéis onde foram colocadas as fotografias foram divididos por temas, como explica a organizadora. "Fizemos um painel com ritos de passagem, como casamentos, batizados, formaturas. Em outro o tema é paisagem, mostrando a praça, o açude, a praia e outros pontos relevantes para os moradores; outro painel evidencia a fotografia como documentação, mostrando fotos 3x4, por exemplo", pontua a coordenadora.

Museu Sacro

A mostra é realizada pela Secretaria da Cultura (Secult), por meio do Museu Sacro São José de Ribamar, e da Associação de Amigos do Museu Sacro São José de Ribamar. A entrada é gratuita e fica aberta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas. Escolas, inclusive de Fortaleza ou outras cidades, podem agendar visita.

O Museu Sacro São José de Ribamar, ou Museu de Aquiraz, como também é conhecido, foi criado em 1967. Guarda a peculiaridade de ser o único específico do gênero no Estado. Seu acervo, representativo da imaginária sacra aportada ou desenvolvida na região a partir do século XVIII, conta com 1.400 peças, entre imagens, objetos e paramentos litúrgicos. É centro convergente da cultura local.

Atualmente, passa por um processo de restauração e modernização. A Associação de Amigos do Museu Sacro elaborou um projeto que participou do edital Modernização de Museus 2010.

Primeiro lugar

Das instituições museológicas participantes, foi classificada em primeiro lugar. O resultado foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Museus. O projeto prevê um orçamento de R$ 180 mil, utilizados na montagem da nova exposição de longa duração, composta por obras sacros de distintos períodos na história do Estado do Ceará.

O museu, que está sendo restaurado, terá nova iluminação, confecção de mobiliário e a criação de nova expografia com sinalização interna e produção de material audiovisual sobre o acervo. Ainda não existe uma data de reinauguração.

Recordação

"As fotografias declaram lembranças. Queremos unir o velho e o novo"

Aline Silva Lima
Coordenadora do Museu Sacro São José de Ribamar, em Aquiraz

MAIS INFORMAÇÕES

Exposição Retratos de Família do Aquiraz, Museu Sacro do Município, Largo da Independência, S/N
Região Metropolitana de Fortaleza

EVELANE BARROS
SUBEDITORA DO REGIONAL