Encontro mobiliza bois e reisados

Escrito por Redação ,
Legenda:
Foto:
O III Encontro de Bois e Reisados, que acontece em Sobral, mobiliza grupos da cultura popular da região

Sobral. “Ô de casa, ô de fora, é mangerona é quem tá aí, é o cravo, é a rosa, é a flor do bugari”. Com muita cantoria e cores, acontece, hoje, o III Encontro de Bois e Reisados de Sobral, a partir das 19h30, na Boulevard do Arco. A tradição festiva de bois e reisados, que remete a visita dos Reis Magos ao Menino Jesus, esse ano contou com a participação de 50 grupos artísticos que se apresentaram em diversos espaços públicos da cidade.

Na ocasião, também será exibido documentário que mostra a história e a tradição dos bois no Município de Sobral, localizado na zona norte.

Durante três horas de apresentação, grupos da Sede e do distrito de Aracatiaçu dançarão juntos ao som do baião, mazurca e valsa, tocados ao vivo por todos os brincantes. Será formado um grande caldeirão de bois, burrinhas, Donanas e Cazuzas e, na arena cercada de arquibancadas, índios, galantes, Mateus e Liseus farão reverência a outros brincantes.

De acordo com a coordenadora da Cultura e do Turismo de Sobral, Telma Mendes, o projeto que é aprovado pelo Programa Monumenta-Unesco, do Ministério da Cultura, tem convênio da Federação Sobralense de Associações Comunitárias e, esse ano, contou com a participação de 36 grupos adultos e 32 infantis.

Participação

Foram contemplados bairros e distritos que não têm grupos da brincadeira, como forma de estimulá-los. A definição de quem receberia as apresentações dos Bois foi feita com a participação dos representantes dos grupos, respeitando conflitos que, infelizmente, existem entre bairros”.

A coordenadora destacou, ainda, o trabalho do ‘‘Reisado Brincante Cordão do Caroá’’, do programa de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC), que realizou pesquisa, de maio a junho do ano passado, em diversos bairros da cidade. ´Foram encontros sistemáticos, que proporcionaram avaliação do processo e possibilitou a superação da maioria dos obstáculos, gerando um trabalho etnográfico responsável”.

Na edição deste ano, o Encontro de Bois e Reisados contemplou as categorias adulto, com idade acima de 17 anos, e infanto-juvenil, jovens até 17 anos. O incentivo para montagem de cada Boi inscrito foi de R$ 700 (adulto) e R$ 350 (infanto-juvenil). Os grupos apresentam oito Galantes, oito Índios, um Vaqueiro, um Coronel Cazuza, uma Donana, um Caburé, um Boi, um Bascarrasco e uma Burrinha.

Mais informações:
O III Encontro de Bois e Reisados de Sobral. Hoje, a partir das 19h30
Boulevard do Arco
Telefones (88) 3611.2712 e 3611.2956.