Dnocs divulga edital de licitação para Tabuleiro de Russas

Escrito por
Legenda: Localizado no Baixo Vale Jaguaribe, o Tabuleiro de Russas abrange três municípios da região
Foto: Paulo Rocha
O edital para licitação das áreas do Perímetro Irrigado Tabuleiro de Russas já está disponível nos sites do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs - www.dnocs.gov.br) e da Secretaria de Agricultura do Estado (Seagri - www.seagri.ce.gov.br). Podem concorrer produtores, empresários e técnicos de todas as regiões do País.

O Presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Ceará/Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo (OCEC/Sescoop-CE), João Nicédio Alves, diz que a entidade está fazendo uma articulação para atrair técnicos e produtores que tenham a cultura do cooperativismo. Por intermédio da OCEC, foi agendada para hoje, em São Paulo, uma audiência com diretores e produtores ligados à Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (OCESP). Participam da reunião o diretor da Seagri, Francisco Zuza de Oliveira, e o diretor do Dnocs, Leão Montezuma. Eles vão divulgar os detalhes técnicos do projeto de irrigação cearense.

“Queremos fortalecer o cooperativismo no Ceará”, afirma João Nicédio Alves. Daí o interesse em divulgar o Tabuleiro de Russas junto a produtores que já atuam no setor. Ele mesmo já participou de reunião na Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), em Brasília, com representantes do setor agropecuário de cada Estado brasileiro, objetivando divulgar as vantagens de investir no Tabuleiro de Russas.

Esta será a segunda licitação para o projeto de irrigação. A seleção acontecerá em janeiro, na modalidade de preço mínimo. Segundo explica João Nicédio, o investidor deverá apresentar junto com a proposta de preço mínimo, o projeto técnico que pretende executar.

O Perímetro Irrigado Tabuleiro de Russas localiza-se nos municípios de Russas, Limoeiro do Norte e Morada Nova, na região do baixo vale do Jaguaribe, chamada zona de transição norte dos Tabuleiros de Russas. De modo geral, a área é formada por uma faixa contínua de terras agricultáveis ao longo da margem esquerda do Rio Jaguaribe, desde a cidade de Russas até a confluência do rio Banabuiú.

A BR-116 é a via de acesso ao perímetro. A rodovia federal margeia o limite leste da área e segue, paralela ao Rio Jaguaribe, chegando a cidade de Russas e Limoeiro do Norte. A distância do projeto é de 160 Km para Fortaleza; 642 Km para Recife; 1.197 Km para Salvador; 2.811 Km para Brasília; 2.651 Km para o Rio de Janeiro; e 2.902 Km para São Paulo.