Como começou o espetáculo circense

Escrito por Redação ,
Legenda: “Chega Mais” em sua apresentação. Ele, assim como outros palhaços, consegue arrancar o riso da platéia
Foto:
A figura do palhaço está ligada não apenas às imagens da infância, a qual se recorre com ternura e saudosismo. Pode-se perceber a sua presença em infinitos personagens da literatura, do teatro, do cinema e em toda a cultura ocidental. O palhaço faz renascer aquela criança que está dentro de cada um.

Para entender todo o encantamento que o palhaço provoca, a maneira dele arrancar o riso da platéia e compreender um pouco mais da beleza da arte circense se faz necessário, antes de qualquer coisa, se verificar a origem do circo bem como o surgimento do palhaço.

Alguns estudiosos afirmam que o circo surgiu na Grécia Antiga e no Império Egípcio, onde já havia animais domados. As Olimpíadas, que começaram por volta do século 8 a.C. (antes de Cristo), contavam com números circenses. Nos anos 70 a.C., em Pompéia, no Império Romano, havia um anfiteatro usado nas exibições de habilidades incomuns.

Mas há quem diga que as práticas circenses se originaram na China, onde foram encontradas pinturas de quase 5.000 anos em que aparecem acrobatas, equilibristas e contorcionistas. Os guerreiros utilizavam a acrobacia como uma forma de treinamento.

A versão do circo que conhecemos, com picadeiro, lona, desfile de animais, é recente e foi criada pelo suboficial inglês Philip Astley, por volta de 1770. Na época, ele montou um espetáculo com cavalos que contava com saltadores e palhaços.

Documentos apontam que no século XVIII, antes mesmo da criação do circo moderno, já havia grupos circenses no Brasil. Normalmente, essas companhias eram formadas por ciganos, expulsos da Península Ibérica. Em suas apresentações, eles faziam de tudo: doma de animais, números de ilusionismo e até teatro de bonecos.

O circo moderno só chegou ao Brasil a partir de 1830. Incentivadas pelos ciclos econômicos do café, borracha e cana-de-açúcar, grandes companhias européias vinham apresentar-se nas cidades brasileiras. Foram essas companhias que ajudaram a formar as primeiras famílias de circo.