Chuvas intensas devem cair sobre parte do Ceará até a manhã desta quinta-feira, segundo Inmet

A previsão diz respeito às regiões norte, noroeste, centrossul e sertão cearenses

Legenda: A área indicada no mapa em amarelo deve passar por chuvas intensar até a manhã desta quinta-feira (16)
Foto: Reprodução/Inmet

Chuvas intensas devem cair entre a tarde desta quarta-feira (15) até as 9h desta quinta-feira (16) em parte do Ceará, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As regiões que devem ser afetadas pelo fenômeno são a norte, noroeste, centrossul e sertão cearenses. O Piauí, estado vizinho, também terá fortes precipitações.

Segundo o órgão, as chuvas podem atingir uma quantidade de 20 a 30 mm por hora, ou 50 mm por dia, com ventos intensos, entre 40 e 60 km/h.

Entre terça-feira (14) e esta quarta-feira (15) choveu em 102 municípios cearenses, conforme balanço da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). 

A Funceme esclarece que as atuais condições estão sendo indicadas a partir da ação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que deve influenciar as condições de tempo em algumas áreas do Estado. A ZCIT é uma banda de nuvens que circula a faixa equatorial do globo terrestre, formada principalmente pela confluência dos ventos alísios do hemisfério norte com os ventos alísios do hemisfério sul.

Quero receber conteúdos exclusivos sobre as regiões do Ceará