Cemitérios prontos para Dia de Finados

Escrito por Redação ,
Legenda:
Foto:
Para garantir conforto dos visitantes, foram feitas limpeza e manutenção. Haverá missas por todo o dia

Quixadá. Em respeito aos mortos e seus familiares, prefeituras desta região passaram a semana fazendo serviços de limpeza e manutenção nos parques santos. Hoje, a visitação deverá ocorrer sem transtornos, garantem os responsáveis pela administração dos cemitérios. Em alguns deles até a iluminação noturna foi recuperada. O público poderá permanecer um pouco mais ao lado dos entes queridos.

No cemitério público de Quixadá, Nossa Senhora do Carmo, haverá celebração de missas na capela às 6h, 7h30, 9h e 16h. No cemitério do Distrito de São João dos Queiroz, o culto está marcado para as 5h30 e em Dom Maurício, na Serra do Estevão, às 10h. A homenagem final ocorre às 17 horas na Igreja Matriz de Jesus Maria José, no Centro. O diretor do Departamento Municipal da Administração de Bens e Serviços Públicos (Demasp), Helano Bezerra, responsável pela necrópole municipal, estima o movimento de pelo menos 10 mil pessoas.

O túmulo de José de Araújo deverá ser novamente o mais visitado. O vaqueiro foi assassinado perversamente no dia 5 de maio de 1956 e, desde então, muitos afirmam alcançar graças pedidas a ele. A dona-de-casa Graça da Silva é uma delas. Já teve algumas enfermidades curadas, inclusive dos filhos. Segundo ela, ao amanhecer do dia, as pessoas começam a se amontoar diante do jazigo dele.

"Ele foi acusado de ter estuprado uma moça. A família dela mandou castrar ele. Os testículos foram amarrados em um cavalo e ele foi arrastado pelo chão até morrer. Depois descobriram que ele não havia feito mal algum à moça. Agora, está se tornando um santo".

Outro local onde o movimento será intenso é no único cemitério particular da região, o Parque Nova Jerusalém. Além das famílias, muitos religiosos costumam subir até o Santuário de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão. O parque fica no caminho, explica o proprietário Francisco José de Lemos, o Chicutinho. Os 600 jazigos espalhados pelos cinco hectares estão limpos e cuidados. Segundo o administrador, haverá cultos ecumênicos às 6h30 e às 17h30.

Em Quixeramobim, onde está situado um dos mais antigos cemitérios do Estado, construído em 1815, são esperados cerca de 10 mil visitantes. Assim como em Quixadá, o local também possui iluminação noturna. Entretanto, haverá celebração religiosa na capela do cemitério apenas às 7 horas. A outra celebração está programada para a Igreja Matriz de Santo Antônio, às 19 horas.

Apesar da iniciativa tomada pelas prefeituras, há reclamações acerca da superlotação na maioria dos cemitérios municipais. O problema se estende em Quixadá, Quixeramobim e Pedra Branca desde 2006. Os administradores alegaram terem projetos de expansão.

Em Quixadá, além da ampliação do parque fúnebre público, a população carente conta com espaço no Parque Nova Jerusalém, por meio de convênio com a Prefeitura. Em Quixeramobim a Secretaria de Infraestrutura aguarda a negociação de um terreno para ampliação de sua área. A mesma situação é enfrentada em Pedra Branca.

MAIS INFORMAÇÕES

Demasp Quixadá: (88) 3414.4700/ Parque Nova Jerusalém: (88) 9604.0092 /Prefeitura de Quixeramobim: (88) 3441.1326

ALEX PIMENTEL
COLABORADOR