Aracati perde prefeito José Hamilton

Legenda: O corpo do prefeito foi levado para Aracati, em caminhão do Corpo de Bombeiros, por volta das 14 horas. No detalhe, José Hamilton Saraiva Barbosa
Foto: Miguel Portela
O Ceará perde uma de suas figuras mais ilustres: o prefeito de Aracati, José Hamilton Saraiva Barbosa, de 55 anos de idade. Ele faleceu ontem, às 7 horas, após uma cirurgia de quatro horas para colocação da válvula aórtica (pertencente ou relativo à aorta, que é o principal tronco arterial do corpo, e se origina no ventrículo esquerdo no coração). A operação foi considerada um sucesso pela equipe médica, que o acompanhava desde quinta-feira, mas o coração do prefeito começou a apresentar complicações ainda na Unidade de Terapia Intensiva, sendo socorrido durante toda a noite. No entanto, no começo da manhã, não resistiu.

O corpo de José Hamilton foi velado durante a manhã na funerária Ternura, em Fortaleza, onde milhares de pessoas, entre familiares, amigos e lideranças políticas do Estado, o homenagearam.

A chegada do prefeito foi marcada por uma grande comoção. No início da tarde, o corpo seguiu, em caminhão do Corpo de Bombeiros, para Aracati, a 140 quilômetros de Fortaleza, onde recebeu homenagens póstumas na Câmara Municipal, e em seguida, no Ginásio Coberto do Colégio Marista.

Hoje, às 9 horas, será celebrada uma missa de corpo presente e às 10 horas, acontecerá o sepultamento no Cemitério de Aracati. O governador do Estado, Lúcio Alcântara, que ontem estava em Brasília, confirmou presença, além de secretários, prefeitos e lideranças políticas.

José Hamilton deixa a esposa, Regina Lúcia Cardoso Barbosa, duas filhas, Roberta, de 25 anos, e Sabrina, de 23, e dois netos. Ele, médico cirurgião, foi vereador de Aracati no período de 1989 a 1992 e presidente da Câmara de Vereadores de 1991 a 1992. Prefeito reeleito, ex-presidente da Associação dos Municípios do Vale do Jaguaribe (Amuvale) e membro do Conselho Estadual de Saúde. Um dos ganhadores do Prêmio Melhores Prefeitos do Ano, José Hamilton era considerado uma das grandes lideranças do Baixo Jaguaribe. Sendo reconhecido e destacado pelas ações implementadas nas áreas do empreendedorismo, turismo, educação, saúde e área social. O título de Destaque de Melhor Prefeito, prêmio recebido pela sétima vez consecutiva, reflete, segundo seus idealizadores, a PPE Publicidade, num conjunto de atividades desenvolvidas durante anos à frente da administração municipal. Ações essas que levaram Aracati a receber, por duas vezes, o Selo Unicef - Município Aprovado, e ele, em particular, a ser honrado com o título de Prefeito Empreendedor.

Quero receber conteúdos exclusivos sobre as regiões do Ceará