Legislativo Judiciário Executivo

Prefeitos de PDT e PSD anunciam desfiliação para apoiar palanque do PT no Ceará

Racha no grupo governista se reflete agora em acirramento na busca por apoio de gestores municipais

Escrito por Wagner Mendes, Luana Barros ,
Urna eletrônica
Legenda: Disputa eleitoral tem resultado em mudanças nos partidos
Foto: Abdias Pinheiro/ Secom/ TSE

A poucos dias do início da campanha eleitoral, prefeitos cearenses anunciaram desfiliação do PDT e do PSD para apoiar a pré-candidatura de Elmano Freitas (PT) ao Governo do Estado. O movimento tem resultado em busca por declarações públicas de apoio de prefeitos às candidaturas.

Maior partido do Ceará, com 63 prefeitos filiados até o início deste mês de julho, o PDT tem perdido quadros às vésperas da convenção do PT, marcada para este sábado (30), em Fortaleza. 

Veja também

O desembarque tem ligação direta com articulações do ex-governador Camilo Santana (PT) que se aproximou de dezenas de prefeitos ao longos dos sete anos de mandato.

Do outro lado, gestores municipais do PT e do PL (que estará no palanque do pré-candidato Capitão Wagner, do União Brasil) - anunciaram apoio à candidatura de Roberto Cláudio (PDT). Contudo, sem anúncio de desfiliação. 

Entre os que apoiam a candidatura petista, algumas manifestações de apoio têm sido acompanhada do anúncio de saída do PDT. Através das redes sociais, o prefeito de Moraújo, Carlos Áquila, declarou apoio à pré-candidatura de Elmano Freitas pela relação política que tem com o ex-governador.

"Tomei essa decisão como forma de apoio ao ex-governador Camilo Santana, a quem tenho muita gratidão por tudo que fez por Moraújo", escreveu.

Foto: Reprodução

O prefeito de Chorozinho, Dr. Junior, que preside a Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), também adotou o mesmo discurso do gestor ao também deixar a legenda.

"Faço isso por dever de gratidão por tudo que o ex-governador Camilo fez pelo meu município Chorozinho", escreveu.

Foto: Reprodução

Nezinho Farias também anunciou nas redes sociais a desfiliação do PDT. O prefeito deixou claro que vai apoiar a candidatura petista ao Palácio da Abolição.

"Sigo para a campanha do amigo e ex-governador Camilo Santana ao Senado, do deputado Elmano Freitas ao Governo do Estado e em respeito à governadora Izolda Cela, reforço nossa união para que o Ceará continue avançando", disse.

Ele declarou também que não deve se filiar a outro partido político ainda neste ano.

Foto: Reprodução

Quem também desembarcou do PDT foi o prefeito de Jaguaribara, Dr. Juju. Pelas redes sociais, o gestor justificou a saída argumentando que a decisão é fruto de "gratidão" ao ex-governador.

"Faço isso com gratidão por tudo que o ex-governador Camilo Santana fez pelo meu município de Jaguaribara", escreveu.

Foto: Reprodução

O prefeito de Piquet Carneiro, Bismarck Bezerra também anunciou nesta sexta-feira (29) a saída da legenda para apoiar a chapa encabeçada por Elmano de Freitas. O gestor disse que a opção foi por "continuar seguindo nosso líder e ex-governador Camilo Santana". "Criamos essa parceria de trabalho que continua até os dias de hoje", ressalta. 

O prefeito de Tarrafas, Taiano Martins, anunciou, nesta sexta-feira (29), desfiliação do PDT para apoiar a candidatura do PT ao Governo do Estado.

Segundo ele, a governadora Izolda Cela "tinha o direito de concorrer à reeleição". "Vamos de mãos dadas trabalhar para eleger Camilo Santana senador e Elmano Freitas para governador", disse.

Foto: Reprodução

Nesta sexta (29), o prefeito de Aracoiaba, Thiago Campelo Nogueira, anunciou a saída do PDT. "Faço por motivo de coerência política e das parcerias que conquistamos com o ex-governador Camilo Santana", disse o gestor.

Foto: Reprodução

Ainda filiados

O prefeito de São Benedito, Saul Maciel (PDT), não anunciou desfiliação, mas declarou apoio ao grupo liderado pelo ex-governador.

Aliado de Camilo, o prefeito Dr. Guilherme (PDT), de Barbalha, declarou apoio à candidatura do PT. Ele compartilhou publicação do ex-governador nas redes sociais quando anunciou o nome do deputado Elmano Freitas como pré-candidato ao Governo.

Dois prefeitos também anunciaram apoio a candidatura de Roberto Cláudio. Um deles, o prefeito de Quixelô, Adil Júnior é filiado ao PT, mas disse apoiar o ex-prefeito na disputa estadual. 

"Tomei essa decisão de apoiar o ex-prefeito de Fortaleza, pois o considero o mais preparado e com experiência para fazer um Ceará cada vez melhor", disse.

Adil Júnior
Legenda: Prefeito de Quixêlo anunciou apoio a Roberto Cláudio
Foto: Reprodução

Do PL, aliado de Capitão Wagner, o prefeito Alân Macedo, de Milhã, também disse que estará ao lado do candidato pedetista. "Não tenho dúvidas que o Ceará só tem a ganhar com Roberto governador", afirmou. 

PSD

Partido liderado por Domingos Filho, candidato a vice-governador na chapa de Roberto Cláudio, o PSD reuniu nesta quinta-feira (28), os gestores da sigla para reforçar a aliança com o PDT no Ceará. Segundo a legenda, o evento, que contou com a participação do ex-prefeito de Fortaleza, reuniu todos os prefeitos do partido no estado. 

Legenda: Prefeitos do PSD reforçam aliança com PDT
Foto: Reprodução

O PSD é uma das maiores forças do Estado com 30 prefeituras. Apesar disso, o partido também teve uma baixa.

O prefeito Icapuí, Lacerda Filho, anunciou que a saída ocorria "como forma de gratidão e respeito ao ex-governador Camilo Santana e à nossa governadora Izolda Cela por tudo que ambos fizeram ao povo de Icapuí". 

Lacerda Filho
Legenda: Prefeito de Icapuí, Lacerda Filho anuncia saída do PSD
Foto: Reprodução

Disputa

Com as as candidaturas ao Governo do Estado definidas, o foco dos partidos têm sido as disputas para conquistar prefeitos.

As bases eleitorais são determinantes não apenas para a eleição do Executivo, mas também para contemplar partidos com votos para reforçar as candidaturas à Câmara dos Deputados.

No início desta semana, o pré-candidato ao Governo do Estado, Capitão Wagner (União), afirmou à Verdinha que buscará prefeitos da oposição para turbinar a campanha pelo Interior

Wagner citou como principal motor para isso os gestores de grandes cidades do Estado que já anunciaram apoio a candidatura dele, como o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (União), o prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves (PL), e o prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos). No total, a pré-candidatura da oposição une cinco prefeituras.

O deputado também tem viajado pelo Estado para dialogar com prefeitos "insatisfeitos" com o Palácio da Abolição.

Antigo aliado de Wagner e prefeito de Caucaia eleito pela oposição, Vitor Valim declarou apoio à candidatura de Elmano de Freitas, nesta sexta-feira (29) também pelas redes sociais. O gestor está sem partido.

"Peço a você e toda a minha equipe que possamos juntos nessa aliança e nessa união irmos Elmano de Freitas, o nosso governador. É bom para Caucaia, é lá que nós vamos estar", disse.

O Diário do Nordeste procurou a assessoria do presidente estadual do PDT, deputado federal André Figueiredo, para comentar o assunto e aguarda retorno.

Assuntos Relacionados