Presidente da Aprece anuncia desfiliação do PDT para apoiar campanha de Camilo Santana

Além de Dr. Júnior, o prefeito de Horizonte, Nezinho Farias, também deixa o PDT para apoiar palanque petista

Legenda: Presidente da Aprece, Dr. Júnior
Foto: Helene Santos

O presidente da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) e prefeito de Chorozinho, Dr. Júnior, anunciou nesta quinta-feira (28) que vai se desfiliar do PDT para apoiar o palanque do PT no Estado.

"Tomo essa decisão com toda a consciência para me engajar na campanha de Camilo Santana para o Senado e Elmano de Freitas para o Governo do Estado", afirmou o gestor.

Veja também

Dr. Júnior comanda a associação que reúne os 184 municípios do Estado. Na terça-feira (26), ele esteve em evento público ao lado da governadora Izolda Cela (sem partido) que, no mesmo dia, também anunciou a desfiliação.

Prefeito de Chorozinho anunciou desfiliação nas redes sociais
Legenda: Prefeito de Chorozinho anunciou desfiliação nas redes sociais
Foto: Reprodução

Em seu comunicado nas redes sociais, o prefeito também fez menção à governadora não ter sido escolhida pelo PDT para disputar a reeleição.

"Faço isso por dever de gratidão por tudo que o ex-governador Camilo fez pelo meu município Chorozinho e por todo o Ceará, e pelo respeito que tenho à governadora Izolda Cela, que tinha toda a legitimidade para ser a candidata do partido à reeleição", disse.

Horizonte, Moraújo e Jaguaribara

O prefeito de Horizonte, Nezinho Farias, também anunciou nas redes sociais na manhã de hoje que está se desfiliando do PDT. "Sigo para a campanha do amigo e ex-governador Camilo Santana ao Senado, do deputado Elmano de Freitas ao Governo do Estado e em respeito à governadora Izolda Cela, reforço nossa união para que o Ceará continue avançando", disse o gestor.

O prefeito de Moraújo, Carlos Áquila, é outro líder que vai deixar o PDT por motivações eleitorais. "Tomei essa decisão em forma de apoio ao ex-governador", ressaltou. O prefeito de Jaguaribara, Dr. Juju, seguiu a mesma linha ao anunciar desfiliação.

Barbalha

Apesar de filiado ao PDT, o prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva, é outro aliado de Camilo Santana que já anunciou que não fará campanha pela candidatura ao Governo do Estado do próprio partido.

Em nota, Saraiva ressaltou que participará, no sábado (30), da convenção que oficializará o deputado estadual Elmano de Freitas como candidato ao Governo do Ceará. 

"Saraiva também se colocou à disposição de Camilo no sentido de fortalece em Barbalha a candidatura de Elmano ao Abolição", diz a nota.

São Benedito

Outra liderança municipal do PDT que anunciou apoio à campanha adversária foi o prefeito de São Benedito, Saul Maciel.

"Respeitando o direito de liberdade de escolha, em conversa com as lideranças de nosso município , (...) decidimos, em comum acordo e com o sentimento de gratidão, (...) apoiar e trabalhar pela reeleição de nossa Deputada Estadual Augusta Brito, por nosso futuro Senador Camilo Santana , futuro Governador Elmano Freitas e Lula (candidato a) Presidente", afirmou o prefeito nas redes sociais.

Quixelô

A movimentação entre prefeitos de apoiar palanque de oposição ao próprio partido atingiu também filiados do PT. Na noite desta quinta-feira, o prefeito de Quixelô, Adil Júnior, anunciou nas redes sociais apoio ao candidato do PDT ao Governo do Estado, Roberto Cláudio.

"Tomei essa decisão de apoiar o ex-prefeito de Fortaleza, pois o considero o mais preparado e com mais experiência para fazer um Ceará cada vez melhor", escreveu o gestor.