Legislativo Judiciário Executivo

Nove partidos se reúnem em busca de 'terceira via' para as eleições de 2022

Grupo formado por lideranças de nove legendas partidárias quer encontrar nome para rivalizar com Bolsonaro e Lula

Escrito por Redação ,
Possíveis terceiras vias
Legenda: Muitos nomes são apontados como opções para pré-candidatura ao Planalto, mas ainda não há consenso
Foto: Reprodução

A pouco mais de um ano das eleições de 2022, dirigentes de seis partidos - de um grupo de nove - se reuniram, nesta quarta-feira (18), para debater a disputa eleitoral e qual candidato seria a "terceira via" ideal para apresentar ao eleitorado. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

O movimento de lideranças de centro busca uma alternativa aos nomes do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que, no momento, lideram as pesquisas de intenção de voto.

Veja também

Estiveram no encontro os presidentes de PSDB, DEM, MDB, Cidadania, Podemos e PV. Além deles, Novo, PSL e Solidariedade também integram o grupo. Representantes dos nove partidos têm um grupo no WhatsApp no qual debatem sobre a disputa de 2022.

Entre os possíveis pré-candidatos, estão os governadores João Doria (PSDB-SP) e Eduardo Leite (PSDB-RS), a senadora Simone Tebet (MDB-MS), o apresentador José Luiz Datena (PSL-SP), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), além dos ex-ministros Luiz Henrique Mandetta e o ex-ministro Sergio Moro.

Intenção de votos

Contudo, nenhum deles conseguiu alcançar bons resultados nas pesquisas de intenção de votos divulgados até agora. Na Pesquisa XP-Ipespe, divulgada na terça (17), nenhum deles alcançou sequer dois dígitos. Em uma das simulações feitas pelo Instituto, Sérgio Moro tem 9%; e Luiz Henrique Mandetta e Eduardo Leite, 4% cada.

Em um segundo cenário (com Doria e sem Eduardo Leite), os resultados pouco mudam: Mandetta, Doria e Datena aparecem com 5% cada um.

Apesar de o centro ter um caminho difícil para consolidar uma candidatura, o tom dos dirigentes partidários é de otimismo.

"Isso (pesquisas eleitorais) é um reflexo do momento. Temos essa consciência que hoje temos uma visão muito extremada da sociedade e da própria disputa política", afirmou o presidente do MDB, Baleia Rossi. 

A única definição, por enquanto, é de que os partidos irão se unir em um candidatura de consenso. 

"Os candidatos que porventura sejam desses partidos sabem que os presidentes desses partidos estão discutindo e não ficam imaginando que vão ser candidatos de qualquer jeito. Não é assim", explicou o presidente do Cidadania, Roberto Freire.

Assuntos Relacionados