Quem ganhou a eleição para senador do Piauí em 2022?

Eleitores escolhem um senador neste ano

Escrito por Redação ,
Wellington Dias em entrevista
Legenda: Político é ex-governador do Estado
Foto: EBC

Os eleitores do Piauí reelegeram, neste domingo (2), Wellington Dias (PT) como senador pelos próximos oito anos. Ele integrará a bancada do Estado na Casa legislativa, ao lado dos parlamentares Eliane Nogueira (PP) e Marcelo Castro (MDB).  

Veja também

As urnas fecharam às 17 horas (horário de Brasília) e a contagem indicou que o candidato levou 51,34% dos votos válidos. O segundo mais votado foi Joel Rodrigues (Progressistas), com 47,60%, conforme os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).    

Quem é Wellington Dias?  

Natural de Oeiras, Piauí, José Wellington Barroso de Araújo Dias, de 60 anos, é bancário, escritor e ex-governador do Estado por quatro mandatos (2003-2010 e 2015-2022). Autodeclarado indígena, ele atua no canário político nacional desde a década de 1990. 

Filiado ao PT, o antigo chefe do Executivo piauiense renunciou ao cargo no primeiro semestre deste ano para concorrer pela segunda vez a uma vaga no Senado Federal. Ele foi eleito pela primeira vez como senador em 2010. 

Wellington Dias ingressou na vida política em 1992, como vereador de Teresina. Dois anos depois, assumiu o cargo de deputado estadual. Em seguida, conseguiu uma cadeira na Câmara dos Deputados. Em 2002, disputou o Governo do Estado pela primeira vez e venceu, sendo reconduzido ao cargo no pleito seguinte. Entre 2015 e 2022, o político voltou a comandar o Piauí.  

Fora da vida política, como autor, escreveu peças, livros e contos.

No Piauí, concorreram ao Senado Federal os seguintes nomes:    

  • Albetiza Moreira (PCO) 
  • George Mágno (Psol) 
  • Gervásio Santos (PSTU)  
  • Joel Rodrigues (PP)  
  • Professor Ajosé (PMN)  
  • Wellington Dias (PT) 

Eleitores escolhem um senador em 2022     

Nesta eleição, os cidadãos elegem somente um senador, dos três que compõem a bancada de cada estado e do Distrito Federal. No pleito de 2018, os eleitores escolheram dois parlamentarem para representarem as federações e a Capital. 

Esse revezamento acontece devido à diferença entre o tempo de mandato para o cargo (oito anos) e o intervalo das eleições para o Senado Federal (quatro anos).  Assim, a cada pleito, a Casa renova, alternadamente, um terço e dois terços das 81 cadeiras.     

No Brasil, 156.454.011 pessoas estão aptas a votar em 2022. No Piauí, segundo os números do TSE, são 2.573.810 eleitores. 

Assuntos Relacionados