Apuração Eleições 2024 Legislativo Judiciário Executivo

Ação de hackers não compromete banco de dados do Governo do Ceará, diz Casa Civil

Após oito horas da ação criminosa, os sites oficiais do governo cearense e da maioria das secretarias estaduais ainda estão fora do ar

Escrito por Ingrid Campos ,
Legenda: A mensagem veiculada nos domínios após o ataque hacker pedia a anulação dos votos de nordestinos nas eleições deste ano.
Foto: Reprodução

O ataque hacker que tirou do ar sites do Governo do Ceará com domínio ce.gov "não representou comprometimento de nenhum banco de dados", informou a Casa Civil do Estado por meio de nota, na tarde desta segunda-feira (12).

Pela manhã, a ação criminosa alterou a configuração das plataformas para mostrar uma mensagem xenofóbica, racista e com ameaças de morte sobre o resultados das eleições gerais. 

Veja também

Um inquérito policial foi instaurado para investigar o ataque e seus autores por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) com o apoio do Departamento de Inteligência (DIP) da Polícia Civil. 

Serviços disponíveis

Além disso, afirmou a nota, os serviços realizados nos portais do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e da Secretaria da Fazenda (Sefaz) podem ser acessados por meio deste link e deste link, respectivamente. Boletins de Ocorrência eletrônicos (https://www.delegaciaeletronica.ce.gov.br) e agendamento para os serviços oferecidos nos Vapt Vupt (https://meuvaptvupt.com.br/agendamento) também continuam em pleno funcionamento. 

Após oito horas da ação criminosa, sites oficiais do governo cearense e das demais secretarias estaduais ainda estão fora do ar. 

Izolda Cela

Em nota nas redes sociais, a governadora Izolda Cela (sem partido) lamentou "a publicação de ameaças marcadas por xenofobia, racismo, ameaça de morte e violência política, que terão sua devida responsabilização legal". 

Este conteúdo é útil para você?
Assuntos Relacionados