Vice e presidente com discursos diferenciados

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
Legenda:
Foto: Arquivo
Além da insatisfação dos petistas, a composição do secretariado da prefeita eleita Luizianne Lins está motivando um certo descontentamento ao vice-prefeito eleito José Carlos Veneranda (PSB). Ao que dizem, ele também nada sabe sobre a escolha dos secretários, embora não esconda sua pretensão de ser um deles. Tem político da base de apoio à prefeita apostando que Veneranda está chegando ao limite. Conta-se até que a ele teria sido negada uma cópia do relatório feito pela equipe de transição, sob a alegação de que o documento não poderia vazar.

Veneranda diz que ocupar espaço no secretariado seria fundamental para a sua participação na tomada de decisões sobre a gestão. Veneranda não definiu nenhum posto em especial, mas admitiu que aceitaria a indicação para uma das Secretarias Executivas Regionais. Ele espera discutir o assunto na reunião da executiva estadual do PSB, que acontece hoje à noite. O presidente estadual da sigla, vereador eleito Sérgio Novais, disse que a postulação de Veneranda não está na pauta do encontro desta noite.

´A gestora será a Luizianne Lins. A nossa intenção não é dividir poder. Temos uma definição pela secretaria pois estaríamos participando da administração´, declarou Veneranda. O vice-prefeito eleito disse que pretende mudar a prática verificada nos últimos dois mandatos, quando o prefeito Juraci Magalhães terminou a gestão brigado com os vice-prefeitos Marlon Cambraia (1997 / 2000) e Isabel Lopes. (2001 / 2004). Questionado sobre quais outros pleitos poderiam ser colocados, Veneranda preferiu não tornar público: ´Estamos participando intensamente desta discussão, mas não queremos criar expectativas´, pontuou.

A reunião da direção estadual do PSB, que acontece hoje, vai discutir o conteúdo dos programas partidários para a televisão e rádio. Esta informação é do presidente do PSB estadual, Sérgio Novais, garantindo que a participação do partido na futura administração não estará na pauta de discussões. Segundo o vereador eleito, a última conversa que o PSB teve com Luizianne Lins acerca do assunto aconteceu há quinze dias. ´Estamos na expectativa que ela nos chame para uma conversa. Foi o que ela nos disse que faria no último contato que tivemos´, afirmou Sérgio.

Sérgio Novais assegurou que toda postulação só será colocada se passar pelo crivo do partido. ´Não veremos a minha pretensão, do Rogério Pinheiro (presidente do PSB em Fortaleza) ou do Veneranda. As discussões serão no âmbito do partido, que é quem delibera´, destacou. Segundo o presidente do PSB no Ceará, a participação de vice-prefeito eleito no secretariado da futura administração é algo que ainda não foi visto pelo partido. ´Estamos tranqüilos. Sabemos do nosso papel e vamos construir juntos a administração. Agora, o espaço que o PSB vai ter, é a prefeita quem vai decidir´, salientou Sérgio Novais.