Sérgio Benevides marca depoimento

Escrito por Redação ,
O deputado estadual Sérgio Benevides (PMDB) concordou em depor na Subcomissão do Conselho de Ética da Assembléia Legislativa amanhã às 10 horas em local a confirmar: no escritório particular dele ou na Sala do Conselho de Ética. O acordo foi firmado ontem em reunião dos parlamentares integrantes da Subcomissão e o advogado Waldir Xavier.

Com o depoimento de Sérgio Benevides, a relatora do processo de quebra de decoro parlamentar, deputada Tânia Gurgel, encerra a fase de instrução do processo e conclui o seu relatório dentro do prazo, dia 4 de setembro. A partir ddaquela data, Sérgio Benevides terá o prazo de cinco sessões ordinárias para apresentar suas alegações finais. Em seguida, Tânia dá o seu parecer que será submetido aos membros da Subcomissão e depois levado ao Conselho de Ética da Assembléia que é formado por nove membros.

DENÚNCIA - A Subcomissão apura denúncia da Procuradoria Geral de Justiça que aponta o deputado Sérgio Benevides como ´mentor intelectual´ de um esquema para desviar recursos da Fundação de Cultura, Esporte e Turismo - Funcet da Prefeitura Municipal de Fortaleza, utilizando, para isso, a Associação Comunitária dos Amigos do Mondubim Velho, entidade criada no final do ano de 1999.

Segundo o inquérito civil instaurado pelo Ministério Público, o dinheiro da Funcet foi para o pagamento da festa da passagem do ano 1999/2000 na Praia de Iracema e do Carnaval Popular do Conjunto Esperança em março de 2000. Segundo ainda o relatório, R$ 31,7 mil teriam sido recebidos pela empresa Nova América Produções, pertencente a Sérgio Benevides e a sua mulher, Nadja Benevides.

DEPOENTES - Até agora a Subcomissão tomou os depoimentos de Lúcia de Fátima da Silva, presidente da Associação Comunitária; Francisco Adriano de Freitas, tesoureiro da Associação; Paulo César da Rocha Pinto, produtor de eventos e ex-assessor do deputado Sérgio Benevides; Luzanira Lopes da Silva, secretária do Conselho Fiscal da Associação; Luiz César Couto Bezerra, diretor de eventos da Funcet; Solange Lisboa, secretária da empresa Nova América Produções; o diretor de planejamento da Funcet, Sérgio Brígido de Moura; e José Maria Barros de Pinho, presidente da Funcet.

Todos os depoimentos se deram, às terças-feiras à tarde, de forma restrita para os deputados Antônio Granja (presidente), Tânia Gurgel (relatora) e Ronaldo Martins (revisor) e para funcionários e advogados da Subcomissão e do deputado Sérgio Benevides. A maioria dos depoentes evitou contato com a imprensa e não autorizou fotos e nem imagens durante os depoimentos.

O advogado Waldir Xavier acompanhou todos os depoimentos e diz que o deputado Sérgio Benevides faz questão de dar seus esclarecimentos pois quer se manifestar sobre tudo que envolve o caso.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.