Prefeito de Trairi é afastado acusado de participar de fraude em licitações
O prefeito de Trairi, Josimar Moura Aguiar foi afastado nesta quarta-feira (19) acusado de participar do esquema que fraudava licitações e desviou a quantia de R$ 19.650.621,29.
Prefeito de Trairi, Josimar Moura Aguiar conhecido como "Mazim". Foto: Camila Leite
O juiz auxiliar do município Fernando Teles de Paula Lima determinou a expedição de mandados de busca e apreensão no gabinete e na residência do prefeito, quebra dos sigilos bancário e fiscal, além do bloqueio de suas contas e da indisponibilidade de seus bens.
De acordo com o juiz, o afastamento imediato de Josimar Moura Aguiar se faz necessário para "salvaguardar a instrução processual, ameaçada pela adulteração de provas, reveladas e documentadas pelo Ministério Público".
O magistrado também determinou o envio de ofício ao presidente da Câmara Municipal para que seja designada sessão extraordinária para a posse do vice-prefeito como chefe do Executivo.
A ação fraudulenta teria iniciado em 2010 e contaria com a participação do chefe do Executivo, além de secretários, advogados e empresários. Segundo o Ministério Público do Estado (MP-CE) entre as irregularidades verificadas estão a existência de centenas de notas de empenho já liquidadas e ainda sem assinatura; recados manuscritos apreendidos na sede da Comissão de Licitação, solicitando a realização de aditivos; licitações em branco e depósitos bancários na conta de secretários municipais.
O Ministério Público ingressou com ação cautelar inominada preparatória de uma ação de improbidade administrativa para apurar a participação do prefeito no esquema,