Em Aiuaba, família do prefeito comanda a Prefeitura

Em sua biografia, no site da Prefeitura, o prefeito diz ser casado com a senhora Marinez Sales Moraes, a vice-prefeita. Há familiares do gestor também em secretarias do Município

Escrito por Redação ,
Legenda: Maria Lindalva Andrade Moraes, na Secretaria de Saúde, é irmã do prefeito. Mariana Andrade Moraes, da Secretaria de Assistência Social, é prima dele. Na Educação, Eduardo Feitosa também é primo do gestor municipal
Foto: FOTO: Reprodução/Facebook

Após matéria veiculada no Diário do Nordeste sobre parentes de prefeitos na gestão municipal, leitores enviaram diversas denúncias de casos envolvendo familiares de gestores nas prefeituras Ceará afora.

Chama atenção no Município de Aiuaba, no Sertão de Inhamuns, o caso do prefeito Ramilson Araújo Soares (PSD), que administra a cidade ao lado da esposa, Marinez Alves de Sales Moraes, a vice-prefeita, eleita com o marido, no pleito de 2016. 

> Nepotismo: indicação de parentes para cargos públicos prolifera no Ceará

Ramilson comanda a Prefeitura de Aiuaba desde 2004, quando foi eleito pela primeira vez. Reeleito em 2008, em 2012 ele elegeu seu sucessor e, quatro anos depois, em 2016, foi eleito novamente. 

Em sua biografia, no site da Prefeitura, o prefeito diz ser casado com a senhora Marinez Sales Moraes, a vice-prefeita. O filho do casal, Guilherme Moraes, atuaria como uma espécie de chefe de gabinete, segundo denúncias feitas ao Sistema Verdes Mares.  No site da Prefeitura, porém, consta como chefe de gabinete o nome de Sebastião Arraes Oliveira Paiva. Por telefone, Sebastião negou a denúncia e confirmou ocupar a chefia de gabinete.

Já Maria Lindalva Andrade Moraes, na Secretaria de Saúde, é irmã do prefeito. Mariana Andrade Moraes, da Secretaria de Assistência Social, é prima dele. Na Educação, Eduardo Feitosa também é primo do gestor municipal.

No ano passado, o Ministério Público já havia solicitado informações tanto da Prefeitura quanto da Câmara Municipal de Aiuaba sobre casos de nepotismo nos dois poderes. Na ocasião, o órgão fiscalizar deu prazo de dez dias para que os dados fossem divulgados, uma vez que havia indícios de irregularidades nas indicações feitas.  

Esta matéria foi originada por denúncias feitas por leitores do Diário do Nordeste. Você também pode denunciar casos de familiares de prefeitos e secretários que estejam empregando familiares, casos que podem ser enquadrados como nepotismo. As denúncias podem ser feitas de forma anônima, e sua identidade não será divulgada.  Preencha o formulário abaixo:

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.