Iraguassú Teixeira: trajetória parlamentar foi marcada por defesa da Saúde Pública em Fortaleza

Ex-parlamentar foi um dos mais tradicionais membros do PDT na Capital. Ele faleceu na noite desta segunda (22), por complicações decorrentes da Covid-19

Morte do ex-vereador Iraguassú Teixeira
Legenda: Exercendo mandato de vereador por sete vezes consecutivas, Iraguassú Teixeira é um dos mais antigos membros do PDT na Capital. O governador Camilo Santana e o prefeito José Sarto homenagearam o ex-parlamentar nas redes sociais.
Foto: JL Rosa

Morreu na noite desta segunda-feira (22), aos 80 anos, o ex-vereador fortalezense Iraguassú Teixeira, um dos mais tradicionais quadros do PDT na Capital. Ele esteve internado no Hospital Regional da Unimed, desde o início do mês, após agravamento do quadro de infecção pela Covid-19. Ele deixa quatro filhos e a esposa, a enfermeira Aleuda Figueiredo. 

“Um ser humano que nasceu pra servir. Um médico que serviu como jurou. E um político que só fez amigos”, escreveu um de seus filhos, o também ex-vereador Iraguassú Filho. 

Nas redes sociais, o governador Camilo Santana (PT) disse ter recebido com pesar a notícia da morte do ex-vereador, e lembrou da trajetória do parlamentar “tendo prestado relevantes serviços para a nossa capital [...] meus sentimentos aos familiares e amigos de Iraguassú Teixeira, e a todos os cearenses que perderam parentes para o coronavírus”, disse o governador.  

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), correligionário e colega de Iraguassú nos tempos de vereador, disse, em publicação nas redes, tratar-se de "um homem público que sempre esteve empenhado em lutar por uma vida melhor e mais digna para os fortalezenses".

Iraguassu
Legenda: Iraguassu Teixeira foi vereador por sete mandatos
Foto: José Leomar

Trajetória

Vereador por seis mandatos consecutivos, o político encerrou a vida pública apenas em 2016. Na Câmara, teve um mandato pautado por questões da Saúde Pública, onde foi presidente da Comissão de Saúde.  

Atuou como médico por 50 anos, tendo no currículo mais de 10 mil cirurgias, atuando no Instituto José Frota, e por décadas no Posto de Saúde do bairro Floresta.  

Os amigos mais próximos lembram que Iraguassú Teixeira era também um admirador do Carnaval de rua em Fortaleza e um entusiasta da cultura do Maracatu.  

Iraguassu PDT
Legenda: Iraguassú Teixeira (à esq.), ao lado do presidente estadual do PDT, André Figueiredo, e do nacional, Carlos Lupi
Foto: Érika Fonseca

O deputado Heitor Férrer (SD), foi do mesmo partido de Iraguassú. "Entramos juntos na vida pública em 1988 e tivemos a honra de conviver por 14 anos no parlamento.Manifestamos nossos sentimentos a todos que partilham a dor de sua partida", escreveu através de rede social. 

O deputado Acrísio Sena (PT) também lamentou o ocorrido. “Muito triste com o falecimento do amigo Iraguassú Teixeira, com quem compartilhei bons momentos na Câmara Municipal de Fortaleza. Combateu o bom combate, guardou a fé. Uma grande perda para a política do Ceará. Meu abraço fraterno aos amigos e familiares”, escreveu o parlamentar.  

A família aguarda orientações médicas para decidir como será realizado o velório e o sepultamento. 
 

Quero receber conteúdos exclusivos sobre política