Eleição no Rio: conheça os principais candidatos da disputa municipal

Corrida à Prefeitura do Rio de Janeiro terá Crivella (Republicanos) na tentativa de uma reeleição; saiba quem são os principais opositores

fotografia do Rio de Janeiro
Legenda: Rio de Janeiro é a segunda cidade com maior eleitorado do Brasil
Foto: Reprodução

A cidade do Rio de Janeiro é o segundo maior colégio eleitoral do País, com mais de 4 milhões de eleitores, sendo superado apenas por São Paulo. Na eleição municipal do próximo dia 15 de novembro, a capital fluminense terá na disputa Marcelo Crivella (Republicanos), em busca de uma reeleição com um recente pedido de impeachment, além de Eduardo Paes (DEM), Paulo Messina (MDB), Clarissa Garotinho (Pros), Renata Souza (Psol), Martha Rocha (PDT), Fred Luz (Novo), Luiz Lima (PSL), além de Benedita da Silva (PT). Cyro Garcia (PSTU), Enfermeira Rejane (PCdoB), Glória Heloiza (PSC), Hugo Leal (PSD), Cristiane Brasil (PTB) e Suêd Haidar (PMB) também estão no páreo.

>Eleição em SP: conheça os principais candidatos

Confira os principais candidatos já definidos:

Marcelo Crivella (Republicanos)

fotografia de Crivella
Legenda: Marcelo Crivella (Republicanos) tenta uma reeleição à Prefeitura do Rio
Foto: Agência Brasil

Bispo licenciado da Igreja Universal, Marcelo Crivella, 62, tenta a reeleição pelo Republicanos, com o apoio de outros seis partidos (Patriota, Progressistas, Solidariedade, Podemos, PTC e PRTB). No total, serão 150 vereadores na chapa. Entre eles, o vereador Carlos Bolsonaro, recém-filiado ao Republicanos, que é filho do presidente Jair Bolsonaro.

Eduardo Paes (DEM)

fotografia de Eduardo Paes
Legenda: Ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) também está na disputa
Foto: Reprodução

Candidato do Democratas (DEM), o ex-prefeito do Rio Eduardo Paes, 50, tem o apoio do Avante e do Cidadania. Bacharel em direito, ele já venceu a disputa municipal em 2008 e 2012. Paes ingressou na política em 1996, quando foi eleito vereador pelo extingo PFL (Partido da Frente Liberal). Em 1998, ele foi eleito deputado federal

Paulo Messina (MDB)

fotografia de Paulo Messina
Legenda: Matemático e professor Paulo Messina é o candidato do MDB no Rio de Janeiro
Foto: Reprodução

Vereador Paulo Messina é o candidato do MDB. A candidata a vice na chapa é a psicóloga Sheila Barbosa. Ele tem 45 anos, é matemático, professor e exerce o terceiro mandato na Câmara de Vereadores. Ele foi secretário da Casa Civil no governo Marcelo Crivella, mas rompeu com o prefeito durante o processo de impeachment de 2019.

Clarissa Garotinho (Pros)

fotografia de Clarissa Garotinho
Legenda: Clarissa Garotinho, filha de ex-governadores, é a escolhida pelo Pros para a disputa na capital fluminense
Foto: Agência Brasil

A deputada federal Clarissa Garotinho, 38, é a candidata do Pros à Prefeitura. Clarissa é filha dos ex-governadores do estado Anthony Garotinho e Rosinha Matheus. Formarda em jornalismo, ela está em seu 2º mandato como deputada federal. Na Câmara, ela integra a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e a Comissão Mista da Reforma Tributária.

Renata Souza (Psol)

fotografia de Renata Souza
Legenda: Renata Souza (Psol) é jornalista e ex chefe de gabinete da vereadora Marielle Franco
Foto: Agência Brasil

O Psol oficializou a candidatura da deputada estadual Renata Souza à Prefeitura. O candidato a vice na chapa é o coronel reformado da Polícia Militar Ibis Pereira. A coligação inclui o PCB e o UP. Renata é jornalista, preside a Comissão de Direitos Humanos da Câmara e atuou como chefe de gabinete da vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018.

Martha Rocha (PDT)

fotografia de Martha Rocha
Legenda: Martha Rocha está em seu segundo mandato de deputada e, agora, disputa à Prefeitura do Rio
Foto: Agência Brasil

A deputada estadual Martha Rocha, 61, é a candidata do PDT. Ela é delegada aposentada da Polícia Civil e está em seu segundo mandato como deputada. Ex-chefe de Polícia Civil do estado durante o governo Sérgio Cabral, a parlamentar é presidente da comissão especial que investiga os contratos do governo durante a pandemia da Covid-19

Fred Luz (Novo)

fotografia de Fred Luz
Legenda: Fred Luz, empresário carioca, é o escolhido pelo novo para a disputa
Foto: Reprodução

O engenheiro e empresário carioca Fred Luz é o pré-candidato a prefeito do Rio de Janeiro pelo Partido Novo. A candidata a vice-prefeita é a bióloga carioca Giselle Gomes, servidora pública do INPI, mestre e doutora em Biofísica.  Fred Luz trabalhou por cinco anos na Petrobras como funcionário concursado.

Luiz Lima (PSL)

fotografia de Luiz Lima
Legenda: Luiz Lima é ex-atleta e foi o escolhido do PSL para disputar à Prefeitura do Rio
Foto: Reprodução

O PSL oficializou a candidatura do deputado federal Luiz Lima, 43. A vice na chapa é a advogada Flávia Ribeiro dos Santos. Deputado federal em primeiro mandato, ele é ex-atleta olímpico de natação, disputou os jogos olímpicos de Atlanta, em 1996, e Sidney, em 2000, e foi Secretário Nacional de Esportes de Alto Rendimento, durante o Governo Temer.

Benedita da Silva (PT)

Legenda: Benedita da Silva atua no movimento negro, de favelas e de mulheres
Foto: Agência Câmara

A deputada federal Benedita da Silva, 78, teve o nome oficializado. Foi vereadora, deputada federal, senadora, ministra da Secretaria Especial de Trabalho e Assistência no Governo Lula e vice-governadora do Rio em uma chapa ao lado de Anthony Garotinho e governadora do estado. Atua nos movimentos de favela, no movimento negro e de mulheres.

Você tem interesse em receber mais conteúdo de política?

Assuntos Relacionados