Eleição no Rio: conheça os principais candidatos da disputa municipal
Corrida à Prefeitura do Rio de Janeiro terá Crivella (Republicanos) na tentativa de uma reeleição; saiba quem são os principais opositores
A cidade do Rio de Janeiro é o segundo maior colégio eleitoral do País, com mais de 4 milhões de eleitores, sendo superado apenas por São Paulo. Na eleição municipal do próximo dia 15 de novembro, a capital fluminense terá na disputa Marcelo Crivella (Republicanos), em busca de uma reeleição com um recente pedido de impeachment, além de Eduardo Paes (DEM), Paulo Messina (MDB), Clarissa Garotinho (Pros), Renata Souza (Psol), Martha Rocha (PDT), Fred Luz (Novo), Luiz Lima (PSL), além de Benedita da Silva (PT). Cyro Garcia (PSTU), Enfermeira Rejane (PCdoB), Glória Heloiza (PSC), Hugo Leal (PSD) e Suêd Haidar (PMB) também estão no páreo.
>Eleição em SP: conheça os principais candidatos
Confira os principais candidatos já definidos:
Marcelo Crivella (Republicanos)
Bispo licenciado da Igreja Universal, Marcelo Crivella, 62, tenta a reeleição pelo Republicanos, com o apoio de outros seis partidos (Patriota, Progressistas, Solidariedade, Podemos, PTC e PRTB). No total, serão 150 vereadores na chapa. Entre eles, o vereador Carlos Bolsonaro, recém-filiado ao Republicanos, que é filho do presidente Jair Bolsonaro.
Eduardo Paes (DEM)
Candidato do Democratas (DEM), o ex-prefeito do Rio Eduardo Paes, 50, tem o apoio do Avante e do Cidadania. Bacharel em direito, ele já venceu a disputa municipal em 2008 e 2012. Paes ingressou na política em 1996, quando foi eleito vereador pelo extingo PFL (Partido da Frente Liberal). Em 1998, ele foi eleito deputado federal
Paulo Messina (MDB)
Vereador Paulo Messina é o candidato do MDB. A candidata a vice na chapa é a psicóloga Sheila Barbosa. Ele tem 45 anos, é matemático, professor e exerce o terceiro mandato na Câmara de Vereadores. Ele foi secretário da Casa Civil no governo Marcelo Crivella, mas rompeu com o prefeito durante o processo de impeachment de 2019.
Clarissa Garotinho (Pros)
A deputada federal Clarissa Garotinho, 38, é a candidata do Pros à Prefeitura. Clarissa é filha dos ex-governadores do estado Anthony Garotinho e Rosinha Matheus. Formarda em jornalismo, ela está em seu 2º mandato como deputada federal. Na Câmara, ela integra a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e a Comissão Mista da Reforma Tributária.
Renata Souza (Psol)
O Psol oficializou a candidatura da deputada estadual Renata Souza à Prefeitura. O candidato a vice na chapa é o coronel reformado da Polícia Militar Ibis Pereira. A coligação inclui o PCB e o UP. Renata é jornalista, preside a Comissão de Direitos Humanos da Câmara e atuou como chefe de gabinete da vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018.
Martha Rocha (PDT)
A deputada estadual Martha Rocha, 61, é a candidata do PDT. Ela é delegada aposentada da Polícia Civil e está em seu segundo mandato como deputada. Ex-chefe de Polícia Civil do estado durante o governo Sérgio Cabral, a parlamentar é presidente da comissão especial que investiga os contratos do governo durante a pandemia da Covid-19
Fred Luz (Novo)
O engenheiro e empresário carioca Fred Luz é o pré-candidato a prefeito do Rio de Janeiro pelo Partido Novo. A candidata a vice-prefeita é a bióloga carioca Giselle Gomes, servidora pública do INPI, mestre e doutora em Biofísica. Fred Luz trabalhou por cinco anos na Petrobras como funcionário concursado.
Luiz Lima (PSL)
O PSL oficializou a candidatura do deputado federal Luiz Lima, 43. A vice na chapa é a advogada Flávia Ribeiro dos Santos. Deputado federal em primeiro mandato, ele é ex-atleta olímpico de natação, disputou os jogos olímpicos de Atlanta, em 1996, e Sidney, em 2000, e foi Secretário Nacional de Esportes de Alto Rendimento, durante o Governo Temer.
Benedita da Silva (PT)
A deputada federal Benedita da Silva, 78, teve o nome oficializado. Foi vereadora, deputada federal, senadora, ministra da Secretaria Especial de Trabalho e Assistência no Governo Lula e vice-governadora do Rio em uma chapa ao lado de Anthony Garotinho e governadora do estado. Atua nos movimentos de favela, no movimento negro e de mulheres.