Desembargadores Inácio Cortez e Raimundo Nonato se tornam membros efetivos do TRE-CE

Os magistrados cumprirão o biênio 2021/2023 e atuarão à frente da Justiça Eleitoral nas Eleições de 2022

Escrito por Redação ,
Inacio Cortez (à esq.) assumirá presidência do TRE-CE, atualmente sob comando de Haroldo Máximo (à dir.)
Legenda: Inacio Cortez (à esq.) assumirá presidência do TRE-CE, no próximo biênio, atualmente sob comando de Haroldo Máximo (à dir.)
Foto: Helene Santos

O Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) elegeu os desembargadores Inácio de Alencar Cortez Neto e Raimundo Nonato Silva Santos como membros efetivos do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). O resultado da votação secreta foi divulgado na quinta-feira (21).

Os magistrados cumprirão o biênio 2021/2023, que terá início em 5 de junho, e serão responsáveis por conduzir as Eleições de 2022. Ambos já atuam na Justiça Eleitoral. Cortez é vice-presidente e corregedor do TRE, enquanto Santos atua como suplente e ocupa a função de ouvidor.

Conforme a tradição, no próximo biênio Cortez assumirá a presidência do órgão, atualmente sob gestão do desembargador Haroldo Máximo, e Raimundo Nonato, a vice-presidência e Corregedoria.

“Mais uma vez venho agradecer aos pares a confiança em mim depositada e prometo continuar a administração, que atualmente está sob a batuta do desembargador Haroldo, sempre elevando o TRE como um Tribunal de ação e julgamento céleres”, destacou o desembargador Inácio Cortez.

Após o resultado, Raimundo Nonato lembrou sua trajetória na Justiça Eleitoral, que começou quando ainda era juiz, e agradeceu a nova oportunidade. “Fico muito satisfeito e honrado com essa confiança em mim depositada mais uma vez. Prometo continuar respeitando as duas instituições, como sempre tenho feito”.

Estrutura

O TRE-CE é composto por sete membros, sendo dois desembargadores do Tribunal de Justiça (presidente, vice e corregedor eleitoral); dois juízes de carreira escolhidos pelo TJCE; um juiz Federal escolhido pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região; e dois juristas (advogados nomeados pela Presidência da República), dentre lista tríplice elaborada pelo TJCE.

Eleição

Por aclamação do Pleno, Inácio de Alencar Cortez e Raimundo Nonato Silva Santos foram eleitos presidente e vice, respectivamente, do TRE-CE. Eles atuarão no biênio 2021/2023. O vice-presidente acumula ainda função de corregedor eleitoral. A sessão foi nesta sexta-feira (22). 

 "Fico muito feliz e lisonjeado com a minha eleição para presidente e a do desembargador Raimundo Nonato para vice-presidente e corregedor", disse Inácio  Cortez. 

Da mesma maneira, o desembargador Raimundo Nonato Silva Santos agradeceu e afirmou: 'Honro as duas instituições, tanto o centenário Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, como o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará". 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados