De Assis Diniz assume presidência estadual do PT no lugar de Luizianne
Foi eleito para a presidência estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), o candidato 'De Assis' Diniz, que assumiu o lugar de Luizianne Lins, que estava no comando da legenda no Ceará desde 2010. O petista teve candidatura apoiada por José Guimarães, o qual, diferentemente do grupo da ex-prefeita de Fortaleza, defende aliança com o governador Cid Gomes (PROS) e apoio ao candidato indicado pelo chefe do Executivo Estadual ao Governo do Estado, nas eleições de 2014.
Elmano de Freitas foi eleito novo presidente municipal do PT em Fortaleza, por meio do Processo de Eleições Diretas (PED), que ocorreu no último domingo. O candidato petista derrotado à Prefeitura de Fortaleza nas eleições de 2012 obteve a preferência de 60,84% dos filiados à sigla. Como já esperado, o candidato Francisco de Assis Diniz foi eleito presidente estadual do PT Ceará.
Apoiado pela ex-prefeita Luizianne Lins, Elmano assume a presidência do PT Fortaleza no lugar de Raimundo Ângelo, também ligado à petista. Em segundo lugar na disputa, ficou o vereador Acrísio Sena (19,13% dos votos), seguido pelos candidatos Davi Barros (18,74%), que era apoiado pelo grupo do deputado federal José Guimarães, e Zezé Moraes (1,29%). A apuração dos votos foi concluída no início da manhã desta segunda-feira.
4.100 filiados votaram em Fortaleza
O PED ocorreu nesse domingo no Ceará e em todo o Brasil. No Estado, 53 mil filiados ao PT estavam aptos a votar em 168 municípios, mas, conforme o Diretório Estadual, apenas cerca de 50% votaram. Na Capital cearense, dos 9,8 mil aptos, foram contabilizados somente 4.100 votos. A votação começou às 9h e seguiu até as 17h. Em Fortaleza, foram 26 urnas, divididas em 13 zonas de votação. A apuração na Capital começou por volta das 19h e seguiu até 6h.
Com informações do repórter Igor Gadelha