Cid Gomes promete não aumentar impostos

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
Legenda:
Foto:
Na reunião com lojistas, o candidato do PSB foi cobrado por políticas para o Centro de Fortaleza

O candidato à reeleição ao Governo do Estado, Cid Gomes (PSB), esteve, ontem à noite, na sede da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, para expor suas propostas e ouvir sugestões em torno das demandas para o comércio, em um eventual segundo mandato.

A CDL pretende discutir sobre o referido tema com os candidatos com melhor pontuação nas pesquisas de intenção de voto. Na próxima semana, dia 8 de setembro, o postulante que vai expor suas propostas para o comércio é Marcos Cals (PSDB). A coordenação de campanha de Lúcio Alcântara (PR) ainda está acertando a data da participação do republicano.

Além de expor sobre os projetos que vem implementando no Governo do Estado, Cid Gomes (PSB) se comprometeu a não aumentar um "milésimo" de tributos, de prometer procurar um melhor sistema para desburocratização no comércio em geral. Ele também abordou sobre suas ideias para a revitalização do Centro de Fortaleza, entre as quais a construção de uma Escola de Hotelaria.

Um dos lojistas da CDL cobrou do atual governador uma ação efetiva em torno do comércio no Centro de Fortaleza. Segundo ele, o mesmo tem sido esquecido tanto pelo Governo do Estado como pela Prefeitura da Capital cearense, pois a informalidade está gerando maiores lucros do que o comércio formal. "Em um dia, a informalidade ganha R$ 4,5 milhões, enquanto nós estamos passando por problemas", ressaltou citando, inclusive, o fato dos comerciantes serem inseridos no Serasa, quando estes não pagam seus tributos.

Sensibilidade

Cid Gomes declarou que está sensibilizado e tem disposição em resolver o problema do Centro, mas reconhece que a informalidade é algo difícil de ser eliminada. O postulante do PSB afirmou que, entre suas ideias para o Centro da cidade, está determinado em fazer uma Escola de Hotelaria no prédio obtido em permuta com a Prefeitura de Fortaleza, assim como a tentativa de se criar um túnel na Avenida Monsenhor Tabosa. "Quanto a questão do formal e informal o que podemos fazer é mediar as soluções", ressaltou, citando outra alternativa como a central atacadista de Caucaia.

O presidente da CDL de Fortaleza, Francisco Freitas Cordeiro, afirmou que a entidade, em parceria com a Prefeitura, está elaborando um projeto de lei, a ser encaminhado à Câmara Municipal para disciplinar a ocupação do espaço do Centro.

Burocracia

Dirigentes da CDL questionaram Cid Gomes sobre a burocratização na abertura e fechamento de empresas no Ceará e sobre a carga tributária.

No primeiro ponto, Cid se comprometeu a viajar em pontos do mundo onde existem modelos menos burocráticos. Já em relação a política tributária, Gomes respondeu que "não aumentarei um décimo ou milésimo", ressaltou.

Indagado sobre quando vai inserir sua participação nos programas dos candidatos ao Senado Federal de sua coligação, Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT), Cid respondeu que "assim que eles pedirem, mas o apoio do presidente Lula é muito importante", colocou. Pimentel não compareceu ao evento de ontem da CDL.