Polos empresariais: vantagens para empresas e indústrias

Escrito por Marcos Soares ,
Marcos Soares é presidente do Instituto Orbitar
Legenda: Marcos Soares é presidente do Instituto Orbitar
Aliando as vantagens do associativismo ao modelo de ocupação condominial, incluindo tecnologia na gestão, segurança, infraestrutura compartilhada, assistência técnica, jurídica, suporte gerencial e rateio de custos, além de benefícios tributários, os polos empresariais e industriais têm se tornado uma alternativa cada vez mais atraente aos grandes negócios no Brasil, com cases de sucesso no Ceará.

No Estado, destacam-se o polo industrial Guaiúba Chemical Park, voltado ao setor químico; o multissetorial Maranguape Industrial Park, que abrange os setores químico, metal-mecânico, de roupas e confecções e, agora, o polo empresarial Box 116. Em comum, todos eles contam com a expertise do Instituto Orbitar, que é responsável pela gestão dos empreendimentos.

Este último, cuja parceria foi anunciada neste mês de setembro, é considerado o primeiro condomínio de negócios do Ceará, e agora está sob nova direção. Dispondo de localização privilegiada, a 12 minutos do centro de Horizonte e próximo ao Polo Industrial Automobilístico, que será instalado naquele município, o Box fica às margens da BR-116, sendo conectado a equipamentos importantes, como o Porto do Pecém, do Mucuripe e ao Aeroporto Internacional de Fortaleza.

Os aspectos são mais um atrativo às empresas de médio e grande porte que buscam crescimento, economia e praticidade. Na forma de um loteamento logístico pronto para receber os negócios, o projeto reúne 314 lotes de 427m² a 2.600m², em uma área total de 494.453m², planejada e elaborada pela renomada Urbania International.

Os lotes disponíveis podem ser adquiridos para implantação imediata de maneira que os condôminos se dediquem à instalação, planejamento e controle dos negócios, enquanto a dinâmica da estrutura funcional, como saneamento, iluminação, pavimentação, segurança 24 horas e estacionamento para caminhões passa a ser de responsabilidade do Orbitar, a baixo custo.

Certamente, o Box 116 ajudará o Ceará a seguir se destacando no meio industrial, promovendo viabilidade de negócios e acesso a mercados, além da geração de emprego e renda. Serão 500 novas oportunidades de trabalho diretas e outras 2.500 indiretas, nos próximos três anos.

Marcos Soares é presidente do Instituto Orbitar

Médico Sanitarista e Gestor em Saúde
Álvaro Madeira Neto
02 de Outubro de 2024
Consultor pedagógico
Davi Marreiro
01 de Outubro de 2024
Jornalista
Gilson Barbosa
29 de Setembro de 2024
Diretora Executiva da JA Ceará
Ana Lúcia Teixeira
28 de Setembro de 2024
Juliana Romero é docente do curso de Design do UniFanor Wyden
Juliana Romero
28 de Setembro de 2024
Francisco Wildys de Oliveira é economista, tributarista e conselheiro da Fundação SINTAF
Francisco Wildys de Oliveira
27 de Setembro de 2024
Professor Aposentado da UFC
Gonzaga Mota
27 de Setembro de 2024