Os benefícios da terceirização do departamento financeiro de sua empresa

Escrito por Bruno Henrique , bruno@repenseconsultoria.com
Bruno Henrique é diretor da Repense Inteligência financeira
Legenda: Bruno Henrique é diretor da Repense Inteligência financeira

A terceirização contábil ou financeira se consolida cada vez mais como um recurso para empresas que pretendem ganhar competitividade. Esses ganhos são percebidos mediante a transferência de atividades que, embora fundamentais, não dizem respeito diretamente ao core business.  

Ao terceirizar as necessidades contábeis, tributárias, folha de pagamentos e até mesmo as funções da área financeira/tesouraria, os empreendedores podem aproveitar o tempo que antes era investido nas funções administrativas para se dedicar aos aspectos essenciais que o motivaram a ser proprietário de uma empresa.  

Para os empreendedores que nunca terceirizaram serviços, essa possibilidade pode levantar diversas dúvidas, principalmente em relação a setores complexos e técnicos, como a contabilidade. Porém, o fato é que a terceirização contábil pode propiciar muitos benefícios, sendo o principal deles a economia. 

De uma forma geral, você e a empresa terceirizada irão combinar as tarefas a serem realizadas e o pagamento será feito por honorários mensais, custando menos do que a contratação e gestão de um funcionário próprio. Sendo especializada na função, a assessoria contábil terceirizada consegue produzir um serviço mais atualizado e com qualidade. 

Entre as outras vantagens para o processo de terceirização da contabilidade, podemos citar a eficiência. Por se tratar de um serviço especializado, ele opera de forma mais centrada e acentuada, focando no que realmente importa.   

Além disso, há um aumento na produtividade, pois ao invés de dispensar tempo com rotinas que não possuem relação direta com o que a empresa executa, a mesma dará atenção exclusiva às atividades próprias do seu segmento. Dessa forma, os ganhos com produtividade serão consideráveis.  

Quando se trata de terceirizar a contabilidade da empresa, é importante se atentar para duas coisas: a primeira é conhecer bem o seu negócio e suas atividades; a segunda é buscar conhecimento a respeito da terceirização. Dessa forma, será mais fácil encontrar uma empresa capaz de atender suas necessidades. 

Bruno Henrique é diretor da Repense Inteligência financeira