Lição para um futuro, meta para o presente: solidariedade

Escrito por Sávio Aguiar ,

O físico alemão - e um dos homens mais importantes da História - Albert Einstein disse, certa vez, que “dificuldades e obstáculos são fontes valiosas de saúde e força para qualquer sociedade”. Tal citação serve-nos como uma indubitável lição para o atual momento. A pandemia trouxe um cenário atípico, ímpar para castas e segmentos. E, independentemente de onde se encaixe, a crise também chegou até você.

Como não seria diferente, a classe advocatícia foi atingida em cheio. No âmago. Muitos profissionais da área precisaram de apoio, de suporte, e ainda estão enfrentando sérios problemas de ordem financeira. Há, também, outros agravantes. Muitos não sabem, mas os advogados estão entre os profissionais mais propensos a doenças como estresse, depressão, dentre outros transtornos mentais. O surto viral e suas consequências potencializaram tudo.

Diante de um panorama tão drástico, uma palavra se sobressai, brota como uma flor em meio ao asfalto, fazendo toda a diferença: solidariedade. O olhar pelo próximo, o sentimento de poder fazer algo para ajudar, a compaixão, a benevolência e o simples exercício de se colocar no lugar do outro se misturam e nos fazem entender que podemos e devemos fazer muito mais em prol daqueles que nos circundam e que atravessam dias de dificuldade.

A Caixa de Assistência dos Advogados (CAACE) lutou - e continua na batalha - por auxílios e benefícios em prol da nossa valorosa advocacia, apoio que fez considerável diferença na vida de centenas de pessoas. Tudo em nome da solidariedade, da empatia, algo que norteia nossas ideias e pavimenta os caminhos para um futuro mais promissor. Estas são qualidades indispensáveis para a vida.

As dificuldades e obstáculos nos farão crescer, evoluir, expandir nossas perspectivas quanto ao próximo, como previsto no ensinamento de Einstein. Sairemos mais fortes de tudo isso, mais humanizados, tiraremos lições vultosas e logo teremos a normalidade predominando outra vez. Todavia, é preciso agir agora, desde já, e nós estaremos sempre ao lado dos advogados e advogadas, para ampará-los e servi-los, numa relação de harmonia, união e, principalmente: solidariedade.

Sávio Aguiar
Presidente da CAACE