Insatisfação com o trabalho: descubra se você tem a síndrome de boreout
A síndrome de boreout é uma condição relacionada ao trabalho, que afeta os indivíduos que se encontram em situações de tédio ou falta de estímulo no ambiente profissional. É considerada uma forma de esgotamento ocupacional, juntamente com a síndrome de burnout.
Ao contrário do burnout, que é caracterizado pelo esgotamento devido a um excesso de trabalho, a síndrome de boreout ocorre quando os indivíduos se sentem subestimados, entediados e desmotivados devido à falta de desafios ou responsabilidades significativas em seu trabalho. As pessoas que sofrem de boreout geralmente têm a sensação de que estão subutilizando suas habilidades e potenciais.
Os sintomas da síndrome de boreout podem incluir falta de energia e motivação, apatia, desinteresse, frustração, baixa autoestima, insatisfação profissional, dificuldade de concentração e sentimentos de estagnação. A longo prazo, essa condição pode levar a problemas de saúde física e mental, como depressão, ansiedade e problemas de sono.
Para prevenir essas duas síndromes ocupacionais, as empresas podem ajudar a desenvolver a inteligência emocional de seus colaboradores por meio de palestras e treinamentos específicos, criando assim um ambiente de trabalho mais saudável e estimulante.
A inteligência emocional ajuda no desenvolvimento da autoconsciência e autorregulação emocional, da empatia e melhoria dos relacionamentos, além de possibilitar uma comunicação mais eficaz e promover uma maior resiliência e adaptação dos indivíduos.
Além disso, a capacidade de reconhecer, compreender e gerenciar as emoções, tanto em si mesmo quanto nos outros, contribui significativamente para resultados melhores ao desenvolver uma cultura organizacional mais positiva.
Juliana Zellauy é especialista em Neurociências e Comportament