Insatisfação com o trabalho: descubra se você tem a síndrome de boreout

Escrito por
Juliana Zellauy producaodiario@svm.com.br
Juliana Zellauy é especialista em Neurociências e Comportament
Legenda: Juliana Zellauy é especialista em Neurociências e Comportament

A síndrome de boreout é uma condição relacionada ao trabalho, que afeta os indivíduos que se encontram em situações de tédio ou falta de estímulo no ambiente profissional. É considerada uma forma de esgotamento ocupacional, juntamente com a síndrome de burnout.

Ao contrário do burnout, que é caracterizado pelo esgotamento devido a um excesso de trabalho, a síndrome de boreout ocorre quando os indivíduos se sentem subestimados, entediados e desmotivados devido à falta de desafios ou responsabilidades significativas em seu trabalho. As pessoas que sofrem de boreout geralmente têm a sensação de que estão subutilizando suas habilidades e potenciais.

Os sintomas da síndrome de boreout podem incluir falta de energia e motivação, apatia, desinteresse, frustração, baixa autoestima, insatisfação profissional, dificuldade de concentração e sentimentos de estagnação. A longo prazo, essa condição pode levar a problemas de saúde física e mental, como depressão, ansiedade e problemas de sono.

Para prevenir essas duas síndromes ocupacionais, as empresas podem ajudar a desenvolver a inteligência emocional de seus colaboradores por meio de palestras e treinamentos específicos, criando assim um ambiente de trabalho mais saudável e estimulante.

A inteligência emocional ajuda no desenvolvimento da autoconsciência e autorregulação emocional, da empatia e melhoria dos relacionamentos, além de possibilitar uma comunicação mais eficaz e promover uma maior resiliência e adaptação dos indivíduos.

Além disso, a capacidade de reconhecer, compreender e gerenciar as emoções, tanto em si mesmo quanto nos outros, contribui significativamente para resultados melhores ao desenvolver uma cultura organizacional mais positiva.

Juliana Zellauy é especialista em Neurociências e Comportament

Lucas Melo é presidente da Frente Cearense de Geração Distribuída (FCEGD)
Lucas Melo
16 de Novembro de 2025
Consultor pedagógico e professor
Davi Marreiro
11 de Novembro de 2025
Luiz Inácio Lula da Silva é o presidente da República
Luiz Inácio Lula da Silva
09 de Novembro de 2025
Gonzaga Mota
08 de Novembro de 2025
Doutora em educação, professora da educação básica, membro da Coordenação Colegiada do Fórum EJA/CE
Clarice Gomes Costa
08 de Novembro de 2025
Pedro Venturini é administrador
Pedro Venturini
07 de Novembro de 2025