É possível se saciar no deserto?

Escrito por Aldemir Neto ,
Aldemir Neto é missionário da Comunidade Católica Shalom
Legenda: Aldemir Neto é missionário da Comunidade Católica Shalom

Deserto e saciedade são realidades opostas. Ao menos, aparentemente. E se em meio aos estímulos constantes e desenfreados das telas, e da rotina que muitas vezes nos fazem ligar o modo automático, fossemos convidados a fazer uma experiência de deserto?

Todos os anos a Igreja convida os fiéis católicos, e todos os homens e mulheres de boa vontade, a vivenciarem o tempo da Quaresma como uma caminhada no deserto. O período iniciado na Quarta-feira de Cinzas é marcado pela oração, pelo jejum e pelas obras de caridade, e é uma preparação para a celebração da Páscoa. Mas, a vivência da Quaresma teria ainda algo a ensinar ao nosso tempo?

Em nenhum outro momento da história humana tivemos tanto acesso à informação e aos bens de consumo. Entretanto, muitos de nós experimentamos uma crescente insatisfação e inquietação. O convite que a Quaresma nos faz pode ser uma resposta a essa sede do Eterno que trazemos em nós. Portanto a Quaresma poderia ajudar a mudar nossa forma de ver o mundo, por meio das práticas do silêncio, oração, jejum e da caridade, para citar alguns exemplos de elementos comuns no caminho quaresmal.

“Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” diz o próprio Jesus no Evangelho de Mateus. Considerando este texto, podemos compreender o significado do jejum, prática tradicional deste período. Por meio da privação momentânea do alimento material, o homem pode experimentar a sua finitude e a sua verdadeira fome. O jejum aliado à oração, pode ser um precioso dom para quem deseja viver bem o tempo da Quaresma.

Fazendo eco às palavras do Papa Francisco, podemos dizer que a caridade é o maior antídoto contra as tendências de nosso tempo marcado pelo egoísmo. A experiência da Quaresma, da oração e do jejum é coroada pelas obras de caridade. O homem que se abre à experiência verdadeira com Deus é retirado de suas motivações mesquinhas e se abre ao outro que tem necessidades.

Enfim, a Quaresma é um grande convite a voltarmos nosso olhar ao essencial, nos desapegarmos daquilo que é passageiro, para assim, neste deserto sermos saciados por Aquele que nos oferece vida plena. A Quaresma também nos prepara para a Semana Santa. Para viver bem este tempo, a Comunidade Católica Shalom realiza o Retiro de Semana Santa, de 28 a 31 de março. No dia 25 teremos a Encenação na Paixão de Cristo com entrada gratuita, e, a partir do dia 28, o Retiro, para o qual é necessário fazer uma inscrição. Os eventos serão no Ginásio Paulo Sarasate.
 
Aldemir Neto é missionário da Comunidade Católica Shalom