A sensação de impotência na pandemia

Escrito por Alessandra Augusto ,

Você já se sentiu impotente? Na pandemia, o desemprego ou a descrença de que se vai recuperar algo que perdeu podem trazer esse sentimento. A sensação de impotência nasce da ideia de que não podemos fazer nada diante de um problema ou quando a solução parece não estar ao nosso alcance. São momentos em que você se sente perdido, frustrado e desmotivado.

Essa sensação de desesperança se transforma em aprendizado quando se aceita que não vai ganhar sempre e que nem sempre terá soluções para algumas situações. Precisamos conhecer nossos limites e entender que somos indivíduos limitados. Todos nós temos competências e limitações. Aceitando isso, transforma o sentimento de impotência e inabilidade em aprendizado.

O impotente vai se apagando. Então, a família e os amigos precisam estar atentos ao discurso de desânimo ou até mesmo suicida. Algumas frases ditas são 'a minha vida não tem jeito', 'não gostaria mais de estar aqui', 'não vejo saída'.  Ao procurar tratamento psicológico, o indivíduo vai conhecer seus limites e saber lidar com as emoções.

É preciso explicar que não teremos soluções para tudo, pois nem tudo tem solução. Há coisas que fogem do nosso controle. O profissional vai desenvolver o conceito de resiliência, em que se é levado a um estresse máximo, e volta à forma inicial. O que essa situação tem de positivo? Sempre tem alguma coisa que podemos fazer, seja ela reversível ou não.

A vida é feita de tentativas, acertos e erros. É assim que aprendemos. Somos fruto de nossas experiências. Nem sempre teremos sucesso. Em uma vida sem erros e fracassos, onde estaria o aprendizado? Lembre-se de que você está vivendo uma fase, busque ajuda psicológica e acredite que as coisas vão melhorar.

Alessandra Augusto
Psicológa 

Assuntos Relacionados