Zona Oeste terá binário de ciclofaixa

Estrutura norte/sul fica entre a Rua General Bernardo Figueiredo e a Avenida Sargento Hermínio

Escrito por Renato Bezerra - Repórter ,
Legenda: Com o binário, que mesmo inacabado é utilizado pela população, a cidade contará com 148,5 km de infraestrutura voltada para bicicletas
Foto: FOTO: THIAGO GADELHA

Quem se utiliza da bicicleta na capital cearense contará, até o fim de março, com mais duas novas infraestruturas cicloviárias, atualmente em fase de implantação pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). Trata-se do binário de ciclofaixas compreendido entre as ruas Coronel Mozart Gondim/ General Piragibe e Dom Lino/Eretides Martins, no bairro São Gerardo.

O binário norte/sul tem extensão de 3,3 km e se localiza entre a Rua General Bernardo Figueiredo e a Avenida Sargento Hermínio, cruzando vias como a Jovita Feitosa e a Bezerra de Menezes, na região oeste da cidade.

Com a implantação do binário de ciclofaixas, que mesmo inacabado já segue sento utilizado pela população, Fortaleza passará a contar com 148,5 km de infraestrutura voltada para as bicicletas, sendo 85,2 km de ciclovias e 63,3 km de ciclofaixas. As ações fazem parte do Programa de Expansão da Malha Cicloviária, em consonância com o Plano Diretor Cicloviário Integrado (PDCI), que prevê a implantação de 216 km de infraestrutura até o fim de 2016.

Para quem é usuário do modal com frequência, aprova a expansão da malha na cidade. A advogada Nahiana Araújo, 33, ressalta que o novo binário de ciclofaixa vai melhorar ainda mais o deslocamento dos ciclistas naquela região da cidade. "Moro próximo à Avenida Bezerra de Menezes e por aqui já tem vários locais com ciclofaixas, que permitem fazer pequenos trajetos com conforto e segurança. Em diversas situações eu já nem tiro o carro da garagem, como sair para fazer um exame médico, ir à academia ou para a casa da minha mãe", comenta.

Segundo ela, a implantação da infraestrutura é fruto do grande movimento de ciclistas do bairro e que, expandindo a iniciativa para mais locais da cidade, serve como incentivo para adesão da prática por mais pessoas. "Já estou feliz, mas aumentando será ainda melhor", diz.

A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) informou ainda estar em fase de estudos técnicos, por meio da Coordenadoria de Gestão Cicloviária, a implantação de uma infraestrutura cicloviária, também, na Av. Domingos Olímpio.

A malha terá 2,5 km, ligando a parte oeste à leste da cidade e conectando a ciclovia da Avenida Bezerra de Menezes à ciclofaixa da Avenida Antônio Sales, mas ainda não foi definido se a via receberá uma ciclovia ou uma ciclofaixa. A previsão de inauguração é até o fim de abril, conforme a Prefeitura.

Usuários

Usando a ciclofaixa da Avenida Gomes de Matos no seu deslocamento diário, a estudante Graziele Barros, 23, considera a iniciativa de implantar mais ciclovias e ciclofaixas louvável, mas diante das imprudências presenciadas contra o modal, a expansão por si só, na sua avaliação, não garante a segurança dos ciclistas. "A cidade é muito plana e tem bastante potencial para o modal, mas não adianta encher a cidade com a infraestrutura sem intensificar a educação dos condutores, seja de carros, motocicletas, táxis e até ônibus", diz.

A Associação de Ciclistas Urbanos de Fortaleza (Ciclovida) avalia como positivo os recentes incentivos aos ciclistas na Capital, mas avalia que a execução deixa a desejar em relação a velocidade. "O Plano Diretor Cicloviário foi uma criação muito importante. No entanto, há pontos críticos que ainda não são contemplados, onde passa muito transporte de carga, vias de alta velocidade, como saídas da cidade, são locais ainda muito hostis para o ciclista, então tem como ampliar a rede", acrescentou o presidente do Ciclovida, Phelipe Rabay.

3

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.