UniAteneu investe em cursos na modalidade EaD e projeta implantar polos em todas as regiões do Ceará

Já são ofertados mais de 20 cursos na modalidade de ensino a distância, para matrículas em mais de 40 polos instalados em municípios do Ceará e do Nordeste brasileiro.

Escrito por UniAteneu ,
Legenda: Com as vantagens do ensino EaD, Emanuelly Maia, aluna do Curso de Serviço Social, projeta um futuro promissor na área.
Foto: UniAteneu/Divulgação

Atender às expectativas do perfil atual do aluno que busca fazer um curso superior com formação de excelência, flexibilidade, apoio acadêmico e qualidade no ensino é um desafio para muitas instituições, pois hoje em dia não basta apenas oferecer o que muitas já ofertam no mercado, mas ter diferenciais que agreguem valor ao processo formativo do aluno. Com este objetivo, o Centro Universitário Ateneu inaugurou em 2021 um novo tempo com a aplicação de novos investimentos na modalidade de ensino a distância, para cursos de graduação, técnicos e, futuramente, para pós-graduação.

Um dos destaques é a metodologia aplicada para os cursos EaD. Em todos os cursos, o aluno estuda uma disciplina com aulas uma vez por mês com unidades distribuídas a cada quatro semanas. O aluno acompanha periodicamente aulas gravadas para a exposição dos conteúdos teóricos e tem aulas ao vivo com o professor da disciplina para tirar dúvidas e reforçar o conteúdo compartilhado nas aulas online. Para isso, os alunos contam com um corpo docente qualificado, composto por professores mestres e doutores, para que tenham um ensino de qualidade aliando sempre a teoria com a prática através de metodologias ativas, onde o aluno aprende na prática.

Legenda: Os tutores EaD acompanham o aluno durante todo o processo de aprendizado, auxiliando-o na absorção dos conteúdos das aulas e em questões acadêmicas.
Foto: UniAteneu/Divulgação

Ao longo de toda a graduação, o acadêmico conta com o suporte dos tutores online, que acompanham as atividades pedagógicas, auxiliam nas dificuldades de conhecimento e tiram dúvidas sobre o ambiente virtual. “Quanto à metodologia, avalio como uma boa opção para quem é adepto da leitura e gosta de estudar com mais calma. No meu caso, as vantagens estão englobando esses dois fatores e ainda tem a questão de flexibilidade de fazer o próprio horário de estudo. A plataforma é bem abrangente e disponibiliza conteúdos extras, além do conteúdo da disciplina do curso em si”, relatou a aluna Érika Maria Távora dos Reis, do Curso de Gestão Financeira.

Cada aluno tem a sua experiência no modelo de EaD implantado pela UniAteneu, que se mantém atualizada constantemente com relação aos recursos metodológicos que as plataformas de ensino oferecem hoje para o corpo discente e docente. Quem confirma a satisfação com a qualidade dos conteúdos expostos de variadas formas nas aulas online são os próprios alunos. “O conteúdo é rico de informações e tem muito material complementar, entre os livros das disciplinas e os módulos das unidades dentro de cada disciplina. Além disso, temos as vídeoaulas e webconferências, em que aluno tem contato direto com os docentes. É uma experiência bastante inovadora, pois além de facilitar a nossa formação, agrega valor ao nosso desenvolvimento profissional”, relatou o aluno Cleuton Martins Silveira, que concluiu o Curso de Gestão Comercial e iniciou recente a graduação em Gestão Pública, também na modalidade de ensino a distância.

Legenda: A produção técnica do EaD colabora com a edição dos conteúdos das apostilas e dos vídeos das aulas, realiza a gravação das aulas online entre outras atividades.
Foto: UniAteneu/Divulgação

“Com os novos investimentos realizados em metodologias, tecnologias e no portfólio do EaD, a UniAteneu pretende estar mais próxima dos nossos acadêmicos, oferecendo como sempre uma educação a distância de qualidade com professores capacitados, tutores online que não deixam você sozinho e com uma metodologia que lhe permite flexibilidade nos estudos e metodologias ativas do aprendizado aliada ao compromisso e responsabilidade da marca em lhe proporcionar o que há de mais moderno em sua futura profissão”, explicou o prof. Ricardo Deibler Zambrano Júnior, diretor de Educação a Distância da UniAteneu.

Plataforma e inovação no ensino EaD

Legenda: No início do curso, os alunos participam da Go Live, aula inaugural que ensina os acadêmicos a usarem as tecnologias do EaD e as plataformas de ensino.
Foto: UniAteneu/Divulgação

Ter uma plataforma tecnológica de ensino eficiente é essencial para a satisfação dos alunos e a absorção do conhecimento sem interrupções. Para o ensino EaD, a UniAteneu dispõe do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde os alunos utilizam os recursos do Moodle, plataforma interativa com recursos inovadores e facilidade de manuseio, que centraliza os materiais, conteúdos, interações com os tutores, atividades online a serem feitas pelos alunos, avaliações dos tutores, professores e demais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. “O aluno da educação a distância da UniAteneu encontra apoio e flexibilidade nos estudos, com o uso de tecnologias, metodologia de ensino interativa e tutoria ativa e com cursos inovadores que farão dele um profissional diferenciado no mercado de trabalho”, afirmou a profª. Drª. Luciana Rodrigues, coordenadora pedagógica da Diretoria de Educação a Distância da UniAteneu.

No quesito da inovação do ensino, a UniAteneu busca sempre se atualizar com as novidades atuais do mercado. Para isso, são utilizados softwares de jogos de empresas que simulam negócios para que os acadêmicos dos cursos de gestão possam realizar experimentos e vivenciar a prática profissional. São metodologias ativas que permitem os alunos alinhar a teoria com a prática profissional, aproximando o aluno da realidade de mercado da sua profissão. Através de laboratórios virtuais de ensino, os alunos podem fazer a simulação de aulas laboratoriais. Além disso, eles dispõem do Programa de Nivelamento, que oferta cursos de Matemática, Português e Informática para reforçar o conhecimento dos alunos egressos do Ensino Médio na graduação; de cursos de extensão gratuitos; e podem ter uma certificação intermediária na medida em que conclui cada etapa do seu curso.

Suporte ao aluno EaD

Durante toda a graduação, o aluno tem o suporte de setores especializados para tirarem suas dúvidas e resolver pendências acadêmicas. É o caso da Coordenação de Apoio ao Estudante (CAE), que faz o acompanhamento do aluno durante todo o curso e fornece apoio psicopedagógico; do Núcleo de Apoio Financeiro (NAF), que faz atendimento personalizado e busca soluções para que os alunos não interrompam o curso por motivos financeiros com a adaptação de planos de pagamento de acordo com a realidade orçamentária de cada aluno; do Núcleo de Apoio à Carreira (NAC), que promove qualificação profissional e divulga oportunidades de estágio e empregos; do Serviço de Apoio ao Cliente (SAC), que atende e encaminha as solicitações, orienta sobre os acessos ao AVA e passa informações sobre procedimentos e processos acadêmicos por meio do 0800 006 1717, e-mail ou chat; e da Biblioteca Virtual, que tem parceria com as editoras Saraiva e a Pearson e dispõe de mais de 10.000 títulos para acesso dos alunos.

Expansão dos polos EaD no Ceará

Legenda: A equipe de gestão de educação a distância da UniAteneu atua diariamente na análise de cenário e expansão de polos por todo o Ceará e outros estados do Brasil.
Foto: UniAteneu/Divulgação

Atualmente, o Centro Universitário Ateneu está na fase de expansão de polos de educação a distância em municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e do interior do Ceará. Já existem mais de 40 polos EaD implantados e ativos. Além do Ceará, existem polos nos estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais, Alagoas e Paraíba. Em todos eles, as matrículas estão com valores promocionais para os interessados.

Segundo o diretor Ricardo Zambrano Júnior, o processo de expansão analisa toda a força da marca local na cidade de interesse e nos estados vizinhos que fazem parte do objetivo de crescimento da UniAteneu. “Analisamos o crescimento das cidades, a necessidade de mão de obra especializada para as empresas e sociedade, o perfil do empreendedor interessado e a infraestrutura do local onde o polo será implantado” detalhou o diretor de Educação a Distância da UniAteneu sobre o processo de abertura dos polos EaD.

Cursos ofertados

São ofertados 17 cursos de graduação 100% online na modalidade de ensino a distância e semipresenciais nos polos de apoio, com cursos nos modos bacharelado, tecnológico e licenciaturas; e mais quatro cursos técnicos na modalidade EaD (Secretariado Escolar, Segurança do Trabalho, Logística e Transações Imobiliárias). Em breve, serão ofertadas vagas para cursos de pós-graduação.

No caso dos cursos semipresenciais, os encontros acontecem uma vez por semana ao vivo no polo de apoio, além da realização de aulas gravadas com a teoria para reforçar o conteúdo para reforçar o aprendizado da disciplina por parte dos alunos. “A educação a distância permite que as pessoas possam trabalhar e investir na educação de qualidade, com um valor mais acessível que se adeque à realidade financeira do aluno”, afirmou o diretor Ricardo Zambrano Júnior. Mais detalhes sobre os cursos de graduação EaD, no site da UniAteneu: http://uniateneu.edu.br/.

Conheça a UniAteneu

Centro Universitário Ateneu
Site: www.uniateneu.edu.br
Informações: 0800 006 1717

 

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.