Retomada econômica reflete em abertura de novas empresas no Ceará

Governo do Ceará está investindo em iniciativas para estimular os novos negócios, atraindo investimentos e gerando oportunidades de emprego e renda em todo o Estado

Escrito por Agência de Conteúdo DN ,
Legenda: Somente no mês de maio deste ano, 8.455 novas empresas foram registradas no Ceará
Foto: Empresa/Helene Santos

O Ceará registrou, somente no mês de maio deste ano, 8.455 novas empresas, conforme dados da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec). O valor foi mais que o dobro em comparação ao mesmo período de 2020, quando apresentou 4.182 novos registros. Embora a economia do estado esteja em recuperação gradual devido à pandemia de Covid-19, a diferença é de 102% a mais no registro de empresas.

Com o avanço da vacinação no Ceará, muitos empreendedores se sentiram motivados a investir em um novo negócio. Atento ao cenário, o Governo do Ceará, por meio da Jucec, tem investido em iniciativas para facilitar a abertura de empresas a fim de fomentar a economia, atraindo recursos e gerando novas oportunidades de emprego e renda em todo o Estado.

Os Microempreendedores Individuais (MEI) correspondem a 82% do total de constituições, representando a maior parte das empresas registradas no mês. Segundo a presidente da Jucec, Carolina Monteiro, esses números se devem à reabertura da economia que está sendo feita de maneira gradual e responsável pelo Governo do Ceará e às políticas de simplificação da Junta.

Estímulo aos novos negócios

O Ceará inovou no processo de abertura e registro de empresas. Atualmente é realizado de modo virtual, ágil, desburocratizado, 24 horas por dia, sete dias da semana. O procedimento ocorre 100% online, com assinatura digital e jurídica, garantindo aos usuários maior acessibilidade dos serviços prestados pela Jucec. O serviço pode ser acessado no portal da Junta

Assinatura eletrônica

Desde março de 2021, a Jucec, em parceria com oito juntas comerciais do projeto Empreendedor Digital, implementou as assinaturas avançadas. O método permite a assinatura de documentos de forma eletrônica, por meio do selo de confiabilidade. Além de fornecer uma opção gratuita para o cidadão, a tecnologia também comprova a autoria e a integridade do documento eletrônico. 

A assinatura avançada é mais uma forma de facilitar a abertura de empresas de forma gratuita, segura e 100% digital, de acordo com a Lei Nº 14.063. O sistema funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana. Para usar as assinaturas avançadas, os usuários devem acessar o site Gov.br e obter o selo de confiabilidade. Esta é uma forma de unificar o processo e trazer mais segurança para o cidadão no momento de registrar seu documento eletronicamente.

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados