Ranking THE coloca a Universidade de Fortaleza mais uma vez entre as melhores do mundo

Desta vez, a classificação é entre as universidades com até 50 anos. Na oportunidade, autoridades e entidades cearenses destacam desempenho internacional da Instituição

Escrito por Redação , metro@svm.com.br
A Universidade de Fortaleza ficou em segundo lugar entre as instituições brasileiras no ranking Foto: Ares Soares/Unifor
Legenda: A Universidade de Fortaleza ficou em segundo lugar entre as instituições brasileiras no ranking
Foto: Ares Soares/Unifor

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, está entre as melhores universidades do mundo com até 50 anos, segundo THE Young University Ranking, elaborado pela Times Higher Education (THE), entidade britânica que produz a principal avaliação internacional do segmento de educação. O ranking foi divulgado na última quarta-feira (24), em Londres. Do Brasil, constam apenas dez instituições de ensino superior, sendo a Universidade de Fortaleza a única instituição particular, ficando em 2º lugar entre as brasileiras.

O ranking THE avalia as instituições a partir de cinco critérios: ensino, pesquisa, citação, internacionalização e transferência de tecnologia. "Nosso ambiente de aprendizagem sempre foi muito rico. Temos produtos educacionais centrados nas necessidades da nossa comunidade. Nosso corpo docente é altamente qualificado do ponto de vista técnico e educacional. É uma preocupação muito grande da Universidade de Fortaleza aplicar as melhores técnicas de ensino e aprendizagem. Outra característica forte nossa é a relação que temos com o estudante. Oferecemos currículos que colocam o aluno no centro do processo", disse Henrique Sá, vice-reitor de Ensino de Graduação.

Além do ensino e extensão, desde sua fundação, a Universidade de Fortaleza se preparou para ser uma Instituição com alto volume e variedade de pesquisas. Atualmente, o investimento da Fundação Edson Queiroz na área é da ordem de R$ 4 milhões/ano. "São políticas dessa natureza, com investimento continuado e crescente, que explicam o sucesso em rankings como o THE e vão dar cada vez mais resultados positivos para nós e para a sociedade. Somente em pesquisas internas, estamos investindo R$ 1,5 mi este ano, com destaque para as de Covid", comenta Vasco Furtado, diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.

Para Randal Pompeu, vice-reitor de Extensão, fazer parte do grupo das melhores universidades do mundo, segundo o ranking THE, é motivo de orgulho e traduz o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Universidade de Fortaleza. Em atuação desde 2001, o Escritório para Assuntos Internacionais apresenta número crescente de convênios com instituições estrangeiras.

Atualmente, são 126 universidades conveniadas em 28 países, o que possibilita a mobilidade internacional de docentes e discentes. "Vale destacar ainda que os alunos têm a possibilidade de obter o duplo diploma internacional e os professores podem desenvolver projetos de pesquisa com instituições estrangeiras", diz Randal.

Tecnologia

A transferência de tecnologia, outro item avaliado pelo ranking THE, acaba sendo consequência dos investimentos em pesquisa e inovação feitos pela Unifor. "A aproximação das pesquisas às necessidades do mercado são uma das nossas diretrizes. Isso facilita para a transferência tecnológica, que resulta em desenvolvimento de patentes, por exemplo. O parque tecnológico instalado no campus é também um exemplo disso, pois temos grandes empresas aqui que desenvolvem pesquisa aplicada", pontua Vasco.

Orgulho é o sentimento da comunidade acadêmica a respeito do desempenho internacional da Universidade de Fortaleza. "Desde que entrei na Unifor, vejo oportunidades cercando todos os estudantes, vejo a constante chance de ampliar minhas visões de mundo, sejam pelos profissionais capacitados que nos rodeiam ou pela estrutura que nos permite a diversas experiências. Um aspecto forte e que nos mobiliza ao amadurecimento são os projetos de extensão que alinham o que aprendemos em sala com as demandas reais da sociedade. Eu já me sentia feliz por estar em uma Universidade, mas nesse momento de pandemia pude ver de perto ainda mais o comprometimento da Unifor", destaca Iara Jucá, presidente do Diretório Central dos Estudantes da Universidade de Fortaleza.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.