Professores da Uece suspendem a greve após 172 dias

O novo calendário de reposição de aulas já foi divulgado pela Universidade e prevê aulas até aos sábados

Escrito por Redação ,

Os professores da Universidade Estadual do Ceará (Uece) suspenderam a greve após Assembleia realizada na manhã desta sexta-feira (21), no Sindicato dos Docentes da Uece (SindiUece), no bairro Benfica. A paralisação durou 172 dias.

De acordo com o presidente do Sindicato, Célio Ribeiro Coutinho, os professores já estarão à disposição na próxima terça-feira (25), pós-feriado. “A recomendação é que todos os professores já estejam em sala na próxima semana para o retorno das atividades”, afirma.

Reposição de aulas

O novo calendário de reposição de aulas já foi divulado pela Universidade, através da Pró-Reitoria de Graduação da Uece (Prograd). Estão previstas aulas, inclusive, aos sábados, para que o calendário acadêmico seja ajustado com o calendário civil o mais breve possível. Segundo a Uece, o período letivo 2016.1 será reiniciado na próxima quarta-feira (26) e só vai terminar no dia 25 de janeiro de 2017

Alguns feriados, entretanto, estão mantidos, como Dia de Finados (2 de novembro), Proclamação da República (15 de novembro) e Natal (25 de dezembro). Além disso, um recesso escolar está previsto entre os dias 24 de dezembro e 1º de janeiro de 2017. A colação de grau de Fortaleza deve ocorrer no dia 10 de fevereiro do ano que vem, com o período letivo 2016.2 iniciando no dia 15 do mesmo mês.

> Uece levará 3 anos para repor aulas

“A nossa proposta é que  seja feito um planejamento visando a reposição sem pressa, pois deve-se priorizar a qualidade de ensino. Não é só porque aceitamos a proposta do Governo que iremos fazer tudo 'às carreiras'”, comenta o professor Célio Coutinho.

Governador nomeia professores

O governador Camilo Santana, na noite desta sexta-feira, assinou a nomeação de 84 professores aprovados no último concurso para a instituição. A ação integrava a lista de reinvidicações da categoria na paralisação.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.