Prefeito anuncia detalhes de intervenções na Praça Portugal e Beira-Mar

Até maio, a rotatória da Praça Portugal deve ser demolida. Já a requalificação da Av. Beira Mar deve estar concluída até o fim de 2016

Escrito por Redação ,

O prefeito Roberto Cláudio anunciou, na manhã de hoje, os próximos passos para os projetos de requalificação da Av.  Beira-Mar, bem como a continuidade nas obras de mobilidade na Praça Portugal. O gestor esteve na Câmara Municipal,  onde assinou, ao lado do presidente do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Victor Ricco, e do  Secretário de Turismo de Fortaleza, Elpídio Nogueira, um novo acorde de cooperação técnica no valor de R$1,5 milhão  para financiar estudos sobre a mobilidade em Fortaleza.

Em relação à Praça Portugal, Roberto Cláudio afirmou que aguarda um novo financiamento proveniente do CAF, que deverá ser realizado entre os próximos maio e abril. A Prefeitura deverá demolir a atual estrutura do logradouro, criando um novo complexo com quatro praças em cada esquina do cruzamento entre as avenidas Dom Luís e Desembargador Moreira. Roberto Cláudio anunciou ainda outras obras que serão realizadas nas adjacências. "Um dos elementos da Praça Portugal que devemos iniciar em paralelo é a padronização e regulamentação das calçadas da Dom Luís e Santos Dumont. Vamos começar pela Avenida Dom Luís, com uma ação que é extensiva a ação da Praça Portugal", disse o prefeito. 

Av. Beira-Mar

O prefeito citou ainda as ações que serão realizadas na Av. Beira-Mar, afirmando que deseja entregar o espaço totalmente requalificado até o fim de seu mandato, em 2016. A reforma no Mercado dos Peixes deverá ser concluída até o final de maio. Roberto Cláudio colocou que a obra será entregue no prazo, mesmo tendo passado por problemas de repasse no fim do ano passado, que já foram resolvidos."A etapa mais complexa e mais cara das obras na Beira-Mar será feita exatamente com recursos conveniados com a CAF. Vamos ter a garantia do dinheiro a partir do primeiro semestre deste ano e queremos terminar no prazo de 18 meses.  Essa obra pode colocar o turismo de Fortaleza em outro patamar, mais emprego de taxistas, camareiros, garçom e chefe. Modernizar a Beira Mar é dinamizar a atividade econômica da cidade", declarou Roberto Cláudio. 

As obras na Praça Portugal e da Beira-Mar fazem parte do programa Cidade Com Futuro, que também foi financiado pelo CAF. As obras de requalificação da Beira-Mar foram iniciadas no primeiro semestre de 2013, com orçamento de R$231,9 milhões. De acordo com Roberto Cláudio, ainda no primeiro semestre de 2015 deverão ser iniciadas a criação de corredores gastronômicos, como na Varjota, a descontaminação da orla ainda imprópria para banho, ações sociais de segurança cidadã, requalificações do Serviluz e Titanzinho e corredores de ônibus do Centro ao Mucuripe e à Rua Vicente de Castro."A Cidade com Futuro devemos assinar até maio, permitindo a execução. Devemos finalizar as negociações com o Tesouro, com o Governo Federal e o Senado. Aí no começo do segundo semestre de 2015, envolve a terceira etapa da beira mar e um conjunto significativo de investimentos públicos para o centro de fortaleza", disse o prefeito.

*Com informações da repórter Suzane Saldanha

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.