Passeios e piqueniques marcam o Dia dos Pais em Fortaleza

Para os pais, estar com os filhos e as espaços foi o melhor presente. Muitos aproveitaram para exercer atividades recreativas e esportivas

Escrito por Marcus Peixoto ,

O contentamento dos pais de celebrar o seu dia com os filhos foi considerado como o maior presente entre aqueles que a aproveitaram o domingo para o passeio com a família. Em locais já consagrados pelo fortalezense como ideal para o lazer dominical saudável e seguro, como os parques e as ciclovias, diferentes gerações compartilharam a felicidade de brincar, entreter-se e, sobretudo, estarem juntas, quer em piqueniques, passeios ciclísticos ou almoço em família.

Na verdade, a data é mesclada pelos mais variados sentimentos, como orgulho, solidão (principalmente os que convivem em asilos de idosos), descanso e diversão entre os que foram à praia e tristeza para quem visitou os túmulos dos pais mortos nos cemitérios.

O Dia dos Pais foi marcado, nos parques e áreas verdes, por ações esportivas, culturais e na renovação dos laços afetivos, principalmente envolvendo os jovens pais e seus filhos. Esse foi o caso do pesquisador em Ciências Ambientais, Tito Gehring. Hoje, ele, o filho Theo, de dois anos, e a mulher Elke foram ao campus da Unifor para comemorar a data pela primeira vez em um piquenique. Para Tito, que já morou em estados do Sudeste, Sul e na Alemanha, o campus tem um diferencial especial para reunir as famílias, em um ambiente com a intensidade do verde e a segurança garantida do espaço. Os mimos com o pequeno Theo se acentuaram com as homenagens.

Quem também escolheu os piqueniques em família, foi o representante comercial Wagner Almeida. Para ele, estar com os filhos David e Larissa foi seu melhor presente. E para se assegurar que somente as relações familiares importaram naquela amanhã, foi proibido o uso dos celulares e tablets. “O que queremos é que os nossos filhos corram, coloquem os pés sobre a grama e sinta a satisfação de conviver com a família e a natureza”, afirmou Wagner. Ele também esteve acompanhado da mulher Raquel. Para o casal, a escolha pelo campus foi uma quebra da rotina de outras comemorações, quando em geral se escolhe a casa de um dos sogros.

Muitos pais aproveitaram a data para a prática esportiva do ciclismo. Esse foi o caso do comerciante Nestor Teixeira. Neste domingo, 14, ele aproveitou a amanhã para passear com a filha Isabella, pelas alamedas do Campus da Unifor. “Para nós, esse passeio não tem preço. Já se tornou num hábito aos domingos e não poderia ser diferente no dia de hoje”, disse. 

Num percurso de cerca de 1km, por meio da ciclovia da Avenida Washington Soares, é possível chegar ao campus da Unifor. Aberto de 8h às 18h, o campus mantém  amplo espaço onde os ciclistas podem pedalar à vontade. Além disso, pode-se conferir a programação cultural oferecida no local

Também no Parque do Cocó, o ciclismo fez a festa para muitos pais presentes. O médico Manoel Sobreira desfrutou da data com o passeio de bicicleta com os dois filhos Artur e Davi. No domingo, durante as comemorações do Dia dos Pais, a Ciclofaixa de Lazer chegou  a 96ª edição com uma programação cheia de atividades culturais, fazendo a ligação do início da ciclovia da Avenida Washington Soares ao Aterrinho da Praia de Iracema, passando pelo Anfiteatro do Parque do Cocó, em um percurso de cerca de 8,4 km a ser realizado de 7 horas às 13 horas.

Num dia de alegria e homenagens, a saudade se manifestou nos cemitérios de Fortaleza. No São João Batista, o dia registrou movimentação intensa  de visitações. Com o pai Paulo da Costa Nogueira morto há quatro anos, Maria da Conceição Nogueira foi à missa e visitou o túmulo. “É um momento de lembrança e reconhecimento ao pai exemplar que ele foi”, disse.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.