Milhares de fiéis celebram abertura do Ano da Misericórdia

As atividades religiosas tiveram início na Igreja do Pequeno Grande, na Avenida Santos Dumont

Escrito por Marcus Peixoto ,
Milhares de católicos participaram, nesta manhã, das celebrações do Ano da Misericórdia em Fortaleza. O ato  consistiu em procissão e missa, presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio Aparecido Tosi e concelebrada com padres e diáconos. Um dos momentos mais simbólico da Igreja Católica durante a manhã foi a abertura da porta da Catedral, repetindo o mesmo gesto que o Papa Francisco realizou em Roma, no dia 8 passado. Ao longo dia, até as 17 horas, será realizada a 7[ Festa da Vida, com espaço de de celebração e  vizibilização dasações em defesa da vida.

As atividades religiosas tiveram início na Igreja do Pequeno Grande, na Avenida Santos Dumont. Inicialmente, dom José Antônio fez a abertura da celebração litúrgica e iniciou uma procissão, que teve como destino a Catedral Metropolitana de Fortaleza. O ato foi acompanhado por padres, diáconos, seminaristas, e uma numerosa comunidade leiga que também participou, como lideranças de pastorais, ministros da eucaristias, grupos de jovens, casais e de oração.

Para o arcebispo, a iniciativa tomada pelo Papa Francisco é no sentido de inaugurar uma nova espiritualidade na comunidade cristã, de difundir “o imenso amor de Deus, de modo que pelo perdão de nossos pecados haja uma reconciliação com o salvador”, afirmou o arcebispo. Ele lembrou que o desejo do pontífice é que a “igreja anuncie a misericórdia, caminho que une Deus aos homens, e nutre a esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação do nosso pecado”.
Segundo o arcebispo, todos os pecados podem ser perdoados, desde que haja o desejo sincero da reconciliação com o Cristo e o arrependimento. “Não se trata de um Deus bonzinho que coloca a mão sobre todas as nossas faltas, mas uma oportunidade de refletirmos sobre os nossos erros e não pecar mais”, disse ao lembrar passagem do Evangelho em que Maria Madalena foi perdoada por Jesus, logo após ser apedrejada pelos populares.
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.