Metrô funciona há 6 anos sem integração com outros modais
Os validadores para utilização de cartões magnéticos já foram instalados, mas seguem sem uso nas estações
Um dos benefícios criados para quem anda de ônibus e no transporte complementar de micro-ônibus, as topics, foi a integração de modais. O usuário, com um único valor em um bilhete eletrônico, consegue utilizar os dois serviços ganhando mais economia e rapidez no trajeto. O problema é que nem todos os modais ofertam essa vantagem. Há seis anos em funcionamento, a Linha Sul do Metrô de Fortaleza (Metrofor) é um dos transportes que ainda não oferecem o serviço integrado. Da estação Carlito Benevides, no Município de Pacatuba, até a estação Central Chico da Silva, no Centro de Fortaleza, os validadores eletrônicos para utilização de cartões magnéticos já foram instalados, mas seguem enrolados em plásticos e sem uso.
Do bairro Aracapé, a comerciante Elineuda Torquato, 50, utiliza, diariamente, a Linha Sul para ir ao trabalho no Centro da Capital. O ar-condicionado, a rapidez e o conforto dos trens do Metrofor foram os motivos que atraíram Elineuda. "Eu preciso chegar rápido todos os dias para abrir a loja. Desde que começou a funcionar, eu consigo dormir mais. Se tivesse integrado com ônibus, eu poderia fazer outras rotas da minha loja e até as entregas", diz.
Desde 2017, o Metrô de Fortaleza opera com cartões eletrônicos no sistema de bilhetagem. Três tipos de cartões são disponibilizados nas bilheterias: Unitário, Pré-pago e o cartão de Estudante. Cada cartão é destinado a um tipo de usuário, mas os cartões emitidos pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) não funcionam na rede do Metrofor.
O Cartão Unitário, o mais comum, é usado quando o passageiro compra apenas uma passagem. Ao receber o Cartão na bilheteria, ele se dirige até a catraca eletrônica e deposita o cartão - que é recolhido imediatamente pelo bloqueio. Logo em seguida, o embarque é liberado. O cartão tem validade apenas para o dia da compra da passagem. A cada embarque, é debitada dos créditos a quantia de R$ 3,40, referente a uma passagem inteira. Já para estudante, a meia custa R$ 1,70.
Na avaliação do professor do Departamento de Engenharia de Transporte (DET) da Universidade Federal do Ceará (UFC), Bruno Bertoncin, a ausência da integração pode desmotivar a utilização de serviços que estão em funcionamento e dos que ainda devem funcionar. "Quando você não permite a integração dessas modalidades, de certa forma, impõe dificuldades de acessibilidade dos usuários. Essa ausência da integração pode ser encarada como pagar uma nova tarifa. O impacto será no bolso dos usuários no fim do mês".
Operação
Apesar do desejo dos usuários pelo início da integração, o serviço ainda não tem data definida para ser iniciado, mas se dará por meio do Bilhete Único Metropolitano, que já funciona para integração tarifária entre os ônibus urbanos e interurbanos. Segundo o Metrofor, por meio de nota, "com a entrada do Metrô no Bilhete Único Metropolitano, o cartão dará acesso também ao Metrô de Fortaleza.
Ao utilizar o cartão em um dos modais, e em seguida embarcar em outro, o passageiro terá um desconto no valor da segunda passagem, representando uma integração tarifária dos sistemas - com desconto para o passageiro. Portanto, com o Bilhete Único Metropolitano, os passageiros terão facilidades para integrar ônibus de Fortaleza, com ônibus intermunicipal e com o Metrô". De acordo com a direção do órgão, a medida encontra-se em fase avançada de implantação, mas ainda não é possível anunciar a data de início.
Dentro deste planejamento, encontra-se também a implantação do Sistema de Sinalização e Controle de Trens, que automatizará o funcionamento dos trens e viabilizará a redução do tempo de espera (headway) para aproximadamente 8 minutos (atualmente, são 17min). Este sistema tem previsão de começar a funcionar no primeiro semestre do próximo ano e, com ele, a inclusão do metrô no planejamento dos percursos diários urbanos representará ainda mais vantagens para os passageiros, pois ao entrar no metrô a espera pelo trem será mais curta.
FIQUE POR DENTRO
Linha Sul amplia atendimento a passageiros
Atualmente, a Linha Sul do Metrô de Fortaleza funciona de 5h30 às 23h, após três ampliações de horário implementadas no decorrer de 2017. Desde 2013, o sistema já registrou 25.971.668 de embarques (até junho/2018), havendo crescimento da demanda a cada ano. Em 15 de junho 2012, o primeiro trecho da Linha foi entregue à população, contando com 12 estações entre os municípios de Fortaleza, de Maracanaú e de Pacatuba, o que totalizava um percurso de 15 quilômetros. Em 28 de setembro, foram inauguradas mais três estações: Couto Fernandes, Porangabussu e Benfica, chegando a 20 quilômetros. Em 22 de outubro, foi entregue a Estação São Benedito, a primeira no Centro de Fortaleza, distante cerca de 1 km da Benfica. Em 18 de julho, a linha foi finalizada com a inauguração das duas estações que completam o percurso de 24 km: Chico da Silva e José de Alencar