Manifestantes ocupam entrada de prédio da Caixa Econômica

Agência ficou bloqueada para a entrada de clientes e funcionários, até por volta de 10h30. Movimento cobra da instituição financeira a assinatura de contratos para o programa Minha Casa, Minha Vida

Escrito por Redação ,

Cerca de 100 manifestantes ligados ao Movimento Organizado dos Trabalhadores Urbanos (Motur) bloquearam a entrada da agência da Caixa Econômica Federal da Av. Santos Dumont, na manhã desta segunda-feira (18). O grupo impediu que clientes e funcionários entrassem no prédio, como forma de pressionar a instituição financeira a efetivar os contratos com os beneficiários do programa Minha Casa Miha Vida. O procedimento é necessário para o recebimento dos imóveis.

De acordo com a organização do movmento, o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria das Cidades, já havia feito o sorteio de 80 famílias para receber apatamentos no conjunto habitacional Cidade Jardim, no José Walter, e faltaria apenas a providência da Caixa Econômica para que as pessoas pudessem habitar as unidades.

"Desde abril era para terem sido assinados os contratos com as famílias. Até hoje, a Caixa não tem nenhuma comunicação com a gente. Os apartamentos estão prontos, nós sabemos disso. As pessoas que foram sorteadas já sabem o apartamento e o bloco, mas não podem entrar. Estamos aqui para exigir a assinatura dos contratos", argumenta uma das coordenadoras do movimento, Sineide Almeida.

Uma das beneficiárias do programa, a dona de casa Fabiana Rocha lamenta ainda não estar usufruindo do apartamento sorteado. "Meu marido ganha só um salário, e nós pagamos R$ 350 de aluguel. Com quatro crianças em casa, não temos mais condições e estamos tiramos da boca para pagar as contas", relata.

Conforme informou a Caixa Econômica, por meio da assessoria de imprensa, o protesto concluiu por volta de 10h30, após o esclarecimento de que os contratos com as 80 famílias já sorteadas serão efetivados ainda no mês de maio.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.