Mais de 3,5 toneladas de produtos falsificados são apreendidas no Centro de Fortaleza

Itens como bonés, carteiras, bolsas e aparelhos eletrônicos estão entre os fiscalizados

Escrito por Matheus Facundo , matheus.facundo@svm.com.br
Sacolas de produtos apreendidos em loja do centro de fortaleza
Legenda: 130 sacos de mercadorias foram apreendidos em duas lojas
Foto: Divulgação/Receita Federal

Operação da Receita Federal (RF) apreendeu mais de 3,5 toneladas em produtos falsificados no Centro de Fortaleza nesta quinta-feira (29). Os alvos da força-tarefa foram duas lojas localizadas na Praça José de Alencar.

De acordo com a Receita, foram apreendidos 130 sacos de mercadorias, com itens "notadamente contrafeitos e de péssima qualidade". 

Veja também

No primeiro estabelecimento, foram averiguados produtos como bonés, carteiras e bolsas. Já no segundo, os servidores do órgão fiscalizaram aparelhos eletrônicos e acessórios para smartphones.

VEJA VÍDEO DA OPERAÇÃO:

A ação teve apoio do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF). Os agentes preservaram o perímetro da região e garantiram a segurança dos trabalhos da Receita Federal.

Intitulada "Alencar", a operação foi deflagrada pela divisão de vigilância e repressão ao contrabando e descaminho, "com vistas ao combate à contrafação de marcas".

Segurança dos consumidores

Conforme nota da RF, as mercadorias falsificadas põem a saúde e a segurança dos consumidores em risco e "violam os direitos de quem compra e dos que detêm os direitos autorais e de marcas, desestimulando o investimento por empreendedores legítimos no Brasil". 

"A Receita Federal informa que continuará atuante ao combate a esse tipo de comercialização de itens falsificados e contrabandeados, uma vez que além de lesar os comerciantes, importadores e produtores brasileiros que atuam na legalidade, subtrai os empregos legítimos e sonega tributos, que deixam de ser recolhidos aos cofres públicos", pontua o órgão.  

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados