Lixo e peixes mortos se acumulam às margens do Rio Cocó

Segundo os habitantes da região, no Bairro Boa Vista, o mau cheiro vem se agravando devido ao lixo acumulado no rio

Escrito por Redação ,
Legenda: Moradores reclamam de lixo e mau cheiro às margens do Rio Cocó
Foto: Halisson Ferreira

Moradores da Rua Conde Januário, no bairro Boa Vista, em Fortaleza, denunciam o acúmulo de lixo e alta quantidade de peixes mortos às margens do Rio Cocó. O cenário, que já não é novidade, está pior há três dias, resultando em mau cheiro e oferecendo riscos a quem vive no entorno. 

O carpinteiro Valdemar Evaristo tem 82 anos e, durante 41, mora na rua Conde Januário. Ele garante que o problema não é novidade. "Esse rio era limpo, a gente tomava banho, dava até para beber a água. Depois que 'encheu de gente' por aqui, o lixo aumentou. Tem fábricas e empresas também que aumentam a gravidade da situação". 

Ele não é o único a reclamar. À reportagem, uma moradora não identificada confirma a queixa. "Anualmente acontece isso. O Rio Cocó fica completamente contaminado. Cheguei aqui ainda jovem e era um rio limpo, hoje ele se tornou morto", afirma a moradora, que acusa, também, políticos e empresários que, segundo ela, instalam galpões às margens do rio sem responsabilidade com a preservação do local. 

Descaso

O lixo acumulado às margens do rio, e dentro dele, torna o mau cheiro muito forte em períodos do dia que o vento não é intenso, é o que afirma seu Valdemar. "O odor é tão forte que você não consegue nem comer. Tem que tapar o nariz para engolir."

O morador diz, ainda, nunca ter visto integrantes da Prefeitura ou do Governo do Estado fazendo a fiscalização do local. Em contrapartida, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) garante estar ciente da ocorrência de peixes mortos e afirma que os motivos para tais acontecimentos estão sendo investigados por meio de coletagem de amostras das águas do Rio Cocó.

A pasta garante, ainda, que após a divulgação dos resultados, um relatório apontando as causas da mortandande dos peixes será preparado, para que as medidas para resolução dos acontecimentos sejam traçadas.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados